Galaxy Watch 4 para de funcionar após atualização de software

Smartwatch da Samsung fica "brickado" após desligar ou reiniciar com update instalado; na Coreia do Sul, empresa oferece conserto grátis

Giovanni Santa Rosa
Por

Se você tem um Galaxy Watch 4, tome cuidado na hora de atualizá-lo. O update mais recente liberado pela Samsung tem “brickado” alguns relógios — isto é, eles param de funcionar depois da instalação. Usuários de vários países relatam a falha.

Galaxy Watch 4
Galaxy Watch 4 (Imagem: Divulgação/Samsung)

O problema está relacionado à atualização R8xxXXU1GVI3 e acontece tanto no Galaxy Watch 4 quanto no Watch 4 Classic.

Após a instalação, o relógio continua funcionando de um jeito aparentemente normal. Ao desligar ou reiniciar, porém, o smartwatch não volta mais. Isso o impede até de ser atualizado novamente para corrigir o problema.

Usuários na Coreia do Sul têm reclamado do problema nos fóruns de comunidade da Samsung. No Reddit, há mais casos de outros países, o que indica que o erro acontece com certa frequência.

O update GVI3 também foi liberado no Brasil. O repórter Bruno Gall de Blasi, do Tecnoblog, instalou a versão no seu Galaxy Watch 4. Ele não reiniciou o relógio e não teve problemas até o momento.

Samsung reconhece problema na Coreia do Sul

Quem teve seu relógio “brickado” não tem muito o que fazer: a solução é procurar o suporte da Samsung ou levar o aparelho a uma assistência técnica e torcer para conseguir trocá-lo.

Segundo o Android Police, na Coreia do Sul, a Samsung mostrou estar ciente do problema e está consertando os smartwatches quebrados gratuitamente. O Tecnoblog entrou em contato com a empresa no Brasil e atualizará este texto caso ela responda.

Se você ainda não instalou o update, é melhor esperar uma versão mais atualizada, que provavelmente virá com uma correção. Se você instalou e o smartwatch continua funcionando, tome cuidado e não deixe a bateria descarregar.

Samsung Galaxy Watch 4 Classic possui coroa giratória como Watch 3 (Imagem: Divulgação/Samsung)
Samsung Galaxy Watch 4 Classic possui coroa giratória como Watch 3 (Imagem: Divulgação/Samsung)

O Galaxy Watch 4 foi lançado em 2021. Ele é o primeiro smartwatch da Samsung a trocar o sistema Tizen e adotar o Wear OS, do Google. A versão Classic foi a última a contar com a coroa giratória, que era um dos grandes diferenciais da linha — o Galaxy Watch 5 abandonou o recurso.

Com informações: Android Police, SamMobile.

Relacionados

Relacionados