Samsung Galaxy Watch 5 ganha carregamento rápido e versão Pro de titânio
Nova geração de smartwatches da Samsung deixa de lado coroa giratória e passa a contar com sensor de temperatura corporal
Nova geração de smartwatches da Samsung deixa de lado coroa giratória e passa a contar com sensor de temperatura corporal
A Samsung não ficou só nos smartphones dobráveis. A empresa aproveitou seu evento Galaxy Unpacked para apresentar também a nova geração de smartwatches da marca. O Galaxy Watch 5 e o Galaxy Watch 5 Pro trazem baterias maiores, carregamento rápido, sensor de temperatura e novidades de software do Wear OS e da One UI Watch.
Primeiro, vamos mostrar com o que as duas versões, regular e Pro, têm em comum.
Ambas usam o processador Exynos W920 (dual-core, com clock de 1,18 GHz), o mesmo da geração anterior. A RAM e o armazenamento também não mudaram: 1,5 GB e 16 GB, respectivamente.
Nos sensores, uma novidade: os relógios contam com sensor de temperatura corporal. Assim, fica mais fácil acompanhar a febre durante gripes e resfriados, por exemplo, mas não só isso: a ferramenta também serve para rastrear sono e ciclo menstrual.
O Galaxy Watch 5 tem versões de 40 mm e 44 mm. A menor tem tela de 1,2 polegadas, e a maior, 1,4 polegadas.
Elas trazem a tecnologia AMOLED e contam com o recurso Always-On Display. A proteção é de Sapphire Crystal.
Em termos de design, poucas novidades. O corpo do relógio é de alumínio e continua com o formato redondo da geração anterior. A versão menor conta com opções de cor grafite, prata e rosa dourado; a maior, grafite, prata e safira.
Na parte de software, eles continuam com a mesma plataforma do modelo anterior, o Wear OS. O Galaxy Watch 5 e 5 Pro rodam Wear OS 3.5 com a personalização da Samsung One UI Watch 4.5.
As baterias cresceram e devem dar algum tempo a mais longe da tomada.
O modelo de 40 mm agora vem com uma bateria de 284 mAh de capacidade, enquanto o de 44 mm conta com uma 410 mAh. A geração anterior tinha baterias de 247 mAh e 361 mAh, respectivamente.
A Samsung promete 40 horas de duração. Na prática, os Galaxy Watch 4 duravam 24 horas longe da tomada com a tela sempre ligada. As novas baterias devem garantir algumas horas a mais.
Outra vantagem nesse aspecto é o novo carregador de 10 W — a geração anterior contava com um de 5 W. Com ele, é possível reduzir o tempo na tomada e ter o dispositivo pronto para uso mais rapidamente. A Samsung promete que meia hora é suficiente para carregar o aparelho até 45%.
O carregador também vem com conector USB-C, o que ajuda na hora de viajar.
A versão Pro, como o próprio nome indica, é a mais avançada. Ela vem somente no tamanho de 45 mm e conta com um corpo de titânio.
A pulseira também é diferente e conta com um fecho tradicional, de fivela. A tela é a mesma do Watch 5 de 44 mm, com 1,4 polegada.
O Galaxy Watch 5 Pro também é mais pesado, com 46,5 g — o Galaxy Watch 5 de 44 mm pesa 33,5 g, a título de exemplo. Parte desse peso se deve também à bateria maior, com capacidade para 590 mAh, mais que o dobro do Watch 5 de 40 mm, que tem 284 mAh.
Fãs de longa data dos relógios da Samsung vão notar a ausência da versão Classic, que estava na família Galaxy Watch 4.
Ela tinha como principal diferencial a coroa giratória, que era um dos principais diferenciais dos smartwatches da marca nos tempos do sistema Tizen.
Nenhum dos modelos deste ano conta com o recurso, que parece ter sido abandonado na transição para o Wear OS.
Nos EUA, o Galaxy Watch 5 custará a partir de US$ 279,99, enquanto o Watch 5 Pro começa em US$ 449,99. As pré-vendas começam nesta quarta (10), e as entregas, em 26 de agosto.
No Brasil, a Samsung tem um evento marcado para 23 de agosto, quando deverá dar mais informações sobre a linha no país.