Firefox 87 traz recurso SmartBlock para reforçar privacidade
Mozilla Firefox 87 chega aos usuários com recurso para reforçar privacidade sem comprometer desempenho de sites
Mozilla Firefox 87 chega aos usuários com recurso para reforçar privacidade sem comprometer desempenho de sites
A Mozilla disponibilizou a versão final do Firefox 87 para download nesta terça-feira (23). A atualização promete reforçar a privacidade dos usuários sem afetar totalmente o desempenho de sites com auxílio do recurso SmartBlock. O update também leva correções de falhas e brechas de segurança ao navegador.
O Firefox 87 se concentra em trazer incrementos à privacidade dos usuários. Para atingir este objetivo, o navegador recebeu a ferramenta SmartBlock. Segundo a Mozilla, a função fornece substitutos locais aos scripts de rastreamento para evitar que os sites apresentem problemas nos modos de navegação privada ou de proteção rigorosa.
“Esses scripts substitutos se comportam apenas o suficiente como os originais para garantir que o site funcione corretamente”, explicam. “Eles permitem que sites quebrados que dependem dos scripts originais sejam carregados com sua funcionalidade intacta”.
Traçando o mesmo propósito, a nova versão também corta os referenciadores HTTP por padrão. “De agora em diante, por padrão, o Firefox irá remover informações de caminho e string de consulta dos cabeçalhos de referência para evitar que os sites vazem acidentalmente dados confidenciais do usuário”, anunciaram.
A busca por conteúdos em páginas da web também recebeu incrementos com a chegada do botão “Destacar todas”. Funciona assim: ao pesquisar por “Firefox”, por exemplo, basta pressionar esta tecla para que todas as incidências do termo sejam destacadas. A atualização também traz o suporte completo ao VoiceOver do macOS.
O Firefox 87 já está disponível para Linux, macOS e Windows.