Firefox, rival do Chrome, tem missão impossível após perder 30 milhões de usuários

Apesar dos esforços da Mozilla, Firefox não para de perder usuários ativos e seu futuro é cada vez mais incerto

Emerson Alecrim
Por
Firefox no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Em agosto de 2021, um usuário do Reddit abriu um tópico por lá para discutir uma constatação preocupante: a de que o Firefox havia perdido cerca de 50 milhões de usuários em apenas dois anos e meio. De lá para cá, a situação não melhorou, o que nos leva a perguntar: por que o navegador da Mozilla vem perdendo popularidade e qual será o futuro do projeto?

Ainda que nas entrelinhas, essas questões foram abordadas recentemente pela Wired. O veículo destaca que, hoje, o Firefox tem menos de 4% do mercado — em celulares, essa proporção é de 0,5%. No final de 2008, porém, o navegador da Mozilla tinha uma participação de 20%.

A perda de usuários é tão expressiva que, Selena Deckelmann, vice-presidente sênior do Firefox, não hesitou em reconhecer o problema: “nos últimos dois anos, o que nós temos visto é um achatamento muito substancial”. Ela se refere ao período entre o início de 2019 e este começo de 2022, que mostra o navegador perdendo cerca de 30 milhões de usuários ativos.

É difícil não se impressionar com esses números, afinal, o Firefox não é um projeto feito no improviso ou atualizado com uma frequência irregular. Pelo contrário: a Mozilla lança novas versões do navegador regularmente e está sempre aprimorando ou implementando funções.

Os recursos de privacidade, a integração com o Pocket (comprado pela Mozilla em 2017) e o gerenciador nativo de senhas são exemplos de atributos que mostram que, do ponto de vista funcional, o Firefox pouco ou nada deve aos navegadores rivais.

Por que o Firefox perde usuários?

Sem um estudo minucioso, é difícil apontar uma causa com segurança, mas é possível perceber alguns fatores que colaboram enormemente para essa situação. Um exemplo é a questão do desempenho: há quem considere o Firefox mais lento que os navegadores rivais, apesar dos esforços da Mozilla para otimizá-lo.

Mas o principal complicador, provavelmente, é o fato de os browsers concorrentes conseguirem ser mais atraentes ou estarem disponíveis para o usuário mais facilmente.

É o caso do líder Chrome, que detém cerca de 65% do mercado. O navegador é distribuído em celulares e tablets Android e, por funcionar bem, a maioria dos usuários dessa plataforma não sente necessidade de procurar outra opção. Para completar, o Chrome é popular no Windows há anos — a ampla integração do navegador com os serviços do Google contribui para essa popularidade ser mantida.

Se olharmos para o ecossistema da Apple, a situação do Firefox é ainda mais desconfortável: o Safari é, de longe, o navegador preferido dos usuários de iOS e macOS.

Navegadores Firefox, Chrome e Edge no Android (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)
Navegadores Firefox, Chrome e Edge no Android (imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

O futuro do Firefox

À Wired, um ex-funcionário da Mozilla que não quis se identificar declarou: “o Chrome venceu a guerra dos navegadores no desktop”. Outro ex-funcionário, também em condição de anonimato, disse: “eles [a Mozilla] vão ter que aceitar a realidade de que o Firefox não vai ressurgir das cinzas”.

Essas afirmações, combinadas com o encolhimento da base de usuários do navegador, alimentam as incertezas sobre o futuro do Firefox. A boa notícia é que, apesar do cenário perturbador, o navegador da Mozilla ainda tem condições de brigar — se não pela liderança (que já pode ser considerada uma missão impossível), por uma boa fatia do mercado.

Mas como? Bart Willemsen, do Gartner, diz que os usuários perdidos dificilmente voltam, a não ser que exista um bom motivo. O desafio, então, é encontrar esse motivo.

Para Deckelmann, tornar o Firefox mais personalizável é fundamental para isso. Esse movimento já começou, na verdade. Vide a reformulação da página inicial do navegador aplicada no ano passado ou o redesenho da versão para Android, em 2020. Mas, para a executiva, mais esforços devem surgir para tornar o Firefox ainda mais personalizável.

Parece pouco, na verdade. De todo modo, ainda há esperança. Apesar da debandada de usuários, o Firefox continua bem vivo. Cabe à Mozilla buscar formas de manter a relevância do projeto enquanto houver tempo. Seria ruim assistir ao Firefox se transformando em mais um projeto baseado no Chromium ou, pior, sendo descontinuado de vez.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados