Google admite que alguns arquivos do Drive sumiram nos últimos dias

No fórum do serviço, usuários relatam a perda de arquivos subidos para a nuvem; Google investiga caso e recomenda que usuários não alterem as pastas afetadas

Felipe Freitas
Por
Google Drive (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Google Drive sumiu com arquivos de usuários (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Usuários do Google Drive estão relatando que uma parte de seus arquivos sumiram nos últimos dias. De acordo com as publicações no fórum de suporte do serviço, a maioria dos arquivos perdidos foi enviada a partir de maio. Numa postagens, um membro do fórum informa que o Google respondeu seu contato e que a empresa está investigando o problema — informação que foi repetida por outros usuários.

Se você também está passando por essa situação (e ainda não recebeu uma resposta do Google), a recomendação da empresa é que o usuário não faça nenhuma alteração na pasta afetada. A primeira queixa sobre o assunto foi feita seis dias atrás.

Alguns usuários conseguiram recuperar os conteúdos perdidos acessando o cache de arquivos. Em outros casos, o “desaparecimento” estava ligado a uma falha de sincronização entre arquivos offline e o Drive — ou seja, o conteúdo estava desatualizado. Já a situação mais grave é do cliente que afirma ter perdido o acesso a arquivos enviados há mais de um ano.

Google reconhece o problema, mas não o motivo

Logotipo do Google
Google enviou resposta aos usuários afetados e reconhece problema (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Nas respostas enviadas aos usuários, o Google reconheceu que o problema afeta várias pessoas. Até a publicação dessa notícia, a empresa não havia apresentado uma solução para o caso — nem o motivo.

Em resposta ao site Giz Brasil, o Google divulgou uma nota similar à resposta enviada aos usuários afetados. A empresa afirma que segue investigando o problema e que ele afeta uma porção limitada dos usuários.

A situação é extremamente frustrante para os usuários. Afinal, quando você utiliza um serviço de armazenamento em nuvem, espera que os seus arquivos fiquem acessíveis a todo momento — ainda que empresas estejam suscetíveis a falhas.

Por exemplo, em outubro o Google sofreu o maior ataque DDoS da história. A empresa conseguiu evitar que o ataque derrubasse seus serviços ou afetasse em grande escala os seus usuários. Isso mostra como nem sempre um serviço online estará disponível em perfeitas condições a todo instante.

Um caso mais grave aconteceu em 2021, quando um incêndio destruiu um data center da OVH, o que gerou quedas em serviços e diversos sites na França, incluindo páginas governamentais.

Com informações: The Register, Mashable e Giz Brasil

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Temas populares