App de busca do Google pode ganhar visual otimizado para celulares

Barra de pesquisa pode mudar de posição no aplicativo e facilitar o uso em aparelhos com telas maiores. Veja como deve ser a mudança

Lupa Charleaux
Por
Logotipo do Google
Google tem adicionado várias novas funcionalidades ao app para Android e iOS (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O aplicativo de busca do Google está testando algumas mudanças no design visando melhorar a experiência dos usuários no celular. Em destaque, a barra de pesquisa deve ser movida para a parte inferior da tela e facilitar o uso com apenas uma mão.

A novidade foi descoberta pelo blog The SpAndroid na versão beta mais recente do app (14.48.26.29.arm64). Assim, o campo de pesquisa ficará localizado acima da barra inferior com os botões Discover, Pesquisar e Salvos.

Mudança no design do app do Google coloca barra de pesquisa na parte inferior da tela do celular
Mudança da posição da barra de pesquisa deve deixar o uso do app mais ágil no celular (Imagem: Reprodução/The SpAndroid)

Como dito, a mudança deve facilitar o uso do app do Google com apenas uma mão em telefones com displays grandes. Por exemplo, a pessoa não precisará esticar o polegar para tocar no campo de busca que costuma ficar acima do meio da tela.

As imagens indicam que o termo buscado na pesquisa e as opções relevantes (filtros de pesquisa, imagens, vídeos, mapas) continuam no topo da tela. Então, apenas a barra de busca ficará na parte inferior.

Conforme o The SpAndroid, a mudança no design do app do Google está disponível apenas para usuários beta. Entretanto, por ser uma ferramenta em teste, a big tech pode optar por não lançar o recurso para o público geral e engavetar a ideia.

Vale citar que o Google já experimentou colocar a barra de endereços e pesquisa na parte inferior do Chrome para Android em 2020. O recurso também foi introduzido recentemente na versão do navegador para iPhones.

Ilustração com uma lupa sobre uma caixa de busca. Atrás estão alguns robôs.
O Google adicionou a Experiência de Pesquisa Generativa ao app (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Outras novidades do app do Google

No início de novembro, o Google lançou a Experiência de Pesquisa Generativa (SGE, em inglês) no app para Android e iOS no Brasil. O chatbot apresenta respostas mais completas para as principais pesquisas feitas pelos usuários.

Outra novidade revelada neste mês é a função “Seguir”. Ela permitirá que as pessoas sigam os assuntos de interesse e recebam atualizações sobre eles. Então, os temas serão exibidos com mais frequência na seção Discover do aplicativo.

Para mais, o recurso Notas apresentará comentários feitos pelos próprios usuários nos resultados das pesquisas. No momento, todas as três funcionalidades ainda são recursos experimentais do Search Labs.

Com informações: The SpAndroid e Android Police

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Canal Exclusivo

Relacionados