Google vai permitir que você “siga” assuntos e adicione comentários nas buscas

Função "Seguir" faz Google exibir notificações ou sugestões de conteúdo sobre o assunto; recurso de notas está em fase experimental

Emerson Alecrim
Por
Aplicativo do Google para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Aplicativo do Google para Android (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

O Google anunciou, nesta quarta-feira (15), recursos para deixar o seu buscador mais personalizado e social. Um deles é a função que permite a você “seguir” os assuntos de seu interesse para receber mais informações sobre eles. Outro permite que você faça e leia comentários de outros usuários sobre temas buscados.

Experiência de busca mais personalizada

O Google é capaz de exibir resultados personalizados com base em parâmetros como histórico de buscas e geolocalização há anos, mas quer tornar essa experiência ainda mais individualizada com uma função que permite a você acompanhar tópicos que te interessam.

Suponha que você gosta de Fórmula 1. Ao buscar por informações sobre a modalidade no Google, o buscador mostrará um botão “Seguir” (“Follow”) entre os resultados. Ao ativar essa opção, você verá textos e vídeos sobre o assunto com mais frequência no Discover, a página inicial do aplicativo do Google.

A parte mais interessante é que, se você mantiver as notificações ativadas, receberá por elas avisos sobre novos conteúdos sobre os temas seguidos. Se o assunto não for mais do seu interesse, é possível deixar de acompanhá-lo a qualquer momento.

Esse recurso é útil principalmente para temas que são atualizados constantemente, a exemplo da própria Fórmula 1, mas também funciona com assuntos muito específicos, de acordo com o Google.

Ainda no quesito personalização, o Google explica que, a partir do final deste ano, tornará o acesso aos sites mais visitados pelo usuário mais fácil. Isso significa que, sempre que cabível, esses sites aparecerão no topo dos resultados das pesquisas.

Recurso Follow da busca do Google (imagem: reprodução/Google)
Recurso Follow da busca do Google (imagem: reprodução/Google)

Comentários nas buscas

A novidade mais curiosa anunciada hoje pelo Google é o recurso Notas, que faz parte dos recursos experimentais do Search Labs. Por meio dele, você poderá inserir comentários sobre temas buscados diretamente na página de pesquisa. Da mesma forma, você poderá ler as notas deixadas por outros usuários.

Essa é uma forma de permitir que os usuários complementem os resultados buscados com informações adicionais, dicas ou ideias. Em pesquisas sobre o que fazer em determinada cidade, você poderá adicionar sugestões de restaurantes ou indicar uma forma de chegar mais facilmente a determinado local.

Presumivelmente, esse recursos também permitirá ao Google avaliar com mais precisão os resultados apresentados pelo buscador para terminados assuntos.

As notas podem ser complementadas com fotos, adesivos e estilos visuais diferentes.

Para quem ativar a opção de notas no Search Labs, os comentários aparecerão abaixo dos resultados nas pesquisas feitas com o aplicativo do Google, bem como no Discover.

Notas na busca do Google (imagem: reprodução/Google)
Notas na busca do Google (imagem: reprodução/Google)

Quando e para quem?

A experiência mais personalizada na busca do Google está sendo lançada nas versões em inglês do aplicativo do Google e nas versões móveis dos navegadores Chrome e Safari, inicialmente para usuários nos Estados Unidos.

Já o recurso de notas foi disponibilizado no Search Labs do aplicativo do Google nos Estados Unidos e Índia, nos idiomas inglês e hindi.

Ainda não há previsão para liberação desses recursos em outras línguas e idiomas. No Brasil, a novidade mais recente vinda do Google é a disponibilização da IA generativa para buscas em português.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados