Qual tamanho de foto usar no Instagram? Veja formato ideal para Feed e Stories

Tamanho de uma foto se refere às dimensões e à resolução em pixels de uma imagem em posts do Instagram; já o formato faz referência às proporções das fotos publicadas na rede social

Lupa Charleaux Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 2 dias
Ilustração mostra os formatos padrões para o feed e Stories do Instagram
Conheça as medidas exatas para posts no feed e no Stories do Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Instagram recomenda que as imagens tenham uma proporção de 1:1 (quadrada), 4:5 (retrato) ou 1.91:1 (paisagem) para publicações no Feed, ou proporção de 9:16 para Stories. Além disso, o tamanho em pixels também varia se a publicação for feita no Feed ou no Stories da rede social.

A seguir, saiba detalhes sobre o tamanho e formato que cada tipo de imagem deve ter no Instagram.

Qual é o tamanho ideal para fotos no Feed do Instagram?

O tamanho de imagem no Instagram pode ter diferentes resoluções de largura e altura medidas em pixels. Há três dimensões de foto indicadas para uma publicação sem cortes em alta qualidade na rede social:

  • Tamanho Padrão (Quadrado): 1.080 x 1.080 pixels (ideal para fotos de produtos);
  • Tamanho Vertical: 1.080 x 1.350 pixels (ótima para selfies e fotos de detalhes);
  • Tamanho Horizontal: 1.080 x 556 pixels (recomendado para paisagens e fotos em grupo).
Ilustração mostra os tamanhos padrões para as fotos do feed do Instagram
O Instagram aceita três tamanhos no feed: Padrão, Vertical e Horizontal (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Qual é o tamanho ideal para fotos no Stories do Instagram?

O tamanho da foto para story do Instagram ideal é de 1.080 x 1.920 pixels, permitindo uma publicação em alta qualidade e sem cortes. Essa dimensão também é usada em conteúdos no Reels. Vale dizer que a rede social aceita o tamanho mínimo de 600 x 1.067 pixels.

Ilustração mostra o tamanho padrão para os Stories do Instagram
O tamanho ideal para fotos no Stories é o mesmo para conteúdos no Reels (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Qual é o formato ideal para fotos no Feed do Instagram?

Há três categorias de proporção do feed do Instagram ideais para evitar cortes ao publicar uma imagem em alta qualidade na rede social:

  • Formato Quadrado (Padrão): proporção 1:1 (indicado para imagens de produtos);
  • Formato Retrato: proporção 4:5 (ideal para selfies);
  • Formato Paisagem: proporções 1.91:1 ou 16:9 (usado para cenários, fotos em grupo).
Ilustração mostra os formatos padrões para as fotos do feed do Instagram
O feed do Instagram aceita três proporções de imagem: Padrão, Retrato e Paisagem (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Qual é o formato ideal para fotos no Stories do Instagram?

O formato de foto recomendado para o Stories do Instagram é a proporção 9:16. Dessa maneira, é possível publicar uma imagem no Instagram sem risco de cortes ou efeitos de zoom.

Ilustração mostra o formato padrões para o Stories do Instagram
A proporção das imagens do Stories do Instagram é 9:16 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Qual é a diferença entre tamanho e formato de foto em posts no Instagram?

O tamanho de uma foto para o feed ou Stories do Instagram se refere a dimensão da imagem. No caso de arquivos digitais para redes sociais, isso significa a largura e altura máxima da imagem medida em pixels.

O formato de uma foto se refere à proporção de largura e altura. A proporção padrão 1:1 indica que a largura e a altura são iguais e, assim, a foto é quadrada. Já a proporção 4:5 revela que a imagem tem a largura ligeiramente menor do que a altura.

Posso publicar uma imagem com tamanho de Stories no Feed do Instagram?

É possível postar foto no feed do Instagram com o tamanho recomendado para o Stories. No entanto, a imagem será cortada nas extremidades da altura para se adaptar a um dos formatos do feed (quadrado ou retrato).

Isso também ocorre ao compartilhar um story no feed do Instagram. Contudo, os vídeos publicados no Stories serão convertidos em Reels e ambos usam o mesmo tamanho e proporção.

É possível usar imagens em formato de Stories como foto de perfil do Instagram?

Você pode enviar imagens em formato de Stories (9:16) para ser sua foto de perfil no Instagram. Entretanto, é importante destacar que haverá um corte significativo para se adequar a proporção quadrada (1:1) das imagens de perfis da rede social.

Qual é o tamanho ideal de uma foto de perfil do Instagram?

O tamanho ideal para uma foto de perfil do Instagram é de 720 x 720 pixels (ou no mínimo 110 x 110 pixels). Por isso, é sugerido enviar imagens quadradas – com proporção 1:1 – para que se encaixem de forma correta ao padrão.

Posso usar uma imagem com tamanho de Stories como capa de destaque?

Sim, você deve usar uma imagem no formato de um story como capa quando colocar stories nos destaques do Instagram. O tamanho recomendado para as capas do Stories é de 1.080 x 1.920 pixels com proporção 9:16.

No entanto, as imagens da capa dos Destaques serão cortadas em formato circular ao serem exibidas embaixo da sua bio no Instagram. A dica é criar artes ou usar imagens cujo foco esteja no centro e, assim, poder ilustrar melhor a capa do Stories.

Dá para postar uma foto em formato de Feed no Stories do Instagram?

É possível publicar uma foto com tamanho de feed no Stories do Instagram. Contudo, devido às dimensões e formatos diferentes, não dá para compartilhar a imagem em tela cheia, sem cortes ou sem “bordas” ao redor.

Isso também acontece ao compartilhar um post do feed no Stories do Instagram ao clicar no botão de avião de papel na publicação. Você pode ajustar o tamanho da imagem no story, mas ela ainda terá cortes ou incluirá bordas ao redor.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados