99 promete corridas aceitas mais rapidamente para usuários “verificados”

Recurso gratuito batizado de “Selo de Verificação” terá dois níveis, essencial e premium, dependendo de quantas verificações de identidades o usuário fizer

Felipe Freitas
Por
99 (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
99 lança recurso de verificação de identidade que promete diminuir espera de corridas (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A 99, empresa de carros de transportes, anunciou nesta quarta-feira (9) a criação do Selo de Verificação para os usuários do app. O recurso é gratuito e possui dois níveis: essencial e premium. Esses selos reforçam a identidade do cliente, exigindo comprovação de CPF e foto, e prometem acelerar o tempo de aceitação das corridas com os motoristas.

Pesquisas internas mostram que 90% dos motoristas se sentem mais seguros dessa forma, de acordo com o diretor de produto e experiência da 99, Leandro Abecassis. Os selos (ou a ausência deles) são mostrados na tela em que o motorista visualiza uma corrida e pode aceitá-la ou recusá-la. Desse modo, a 99 espera que o recurso diminua o tempo no qual um usuário espera para que seu pedido de corrida seja aceito.

Selo Essencial e selo Premium dependem dos dados inseridos

Aplicativo da 99 (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)
Selos de Verificação da 99 terão dois níveis que serão mostrados aos motoristas (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

O Selo de Verificação possui dois “níveis”: Essencial e Premium. O primeiro é obtido quando o usuário insere o seu nome e o seu CPF — o sistema checa por fontes externas se as duas informações se correlacionam. A inserção do CPF ou cartão de crédito já é obrigatória para todos os clientes do 99 e são verificados antes da primeira corrida.

Para receber o selo Premium, além do CPF, o usuário terá que incluir uma foto do seu rosto. A 99 explica que a foto é verificada por um sistema que reconhece se há um rosto humano na imagem. Na tela de oferta de corrida, o motorista só terá acesso à imagem e nível do Selo de Verificação do passageiro.  

Pessoas que utilizam nome social também pode adquirir o selo, fazendo um pedido no app que será analisado pela empresa. Se aprovado, o perfil é atualizado automaticamente.

99 promete privacidade

A 99 promete que a funcionalidade é segura e que a privacidade não será violada. A imagem do usuário só aparece para o motorista no momento em que ele chega ao ponto de partida. Após finalizar a corrida, a foto do usuário fica indisponível.

A ferramenta será liberada para todos os usuários no dia 17 de agosto. E a partir do dia 24 deste mês, os passageiros poderão ver as suas notas na plataforma.

Receba mais sobre CPF na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados