Tecnoblog
Razão Social 99 Tecnologia LTDA.
Fundação 1 junho, 2012
São Paulo (SP)
Website Oficial 99app.com

99

O 99 é um serviço de caronas fundado no Brasil em 2012. Não por acaso, a empresa surgiu como player de um mercado já popular internacionalmente, que ainda era pouco difundido no território nacional.

Durante uma viagem à Europa, um de seus fundadores entrou em contato com outros serviços semelhantes e decidiu trazer a ideia para o país. Assim surgiu o 99Táxi, que visava intermediar os serviços de transporte com apoio da tecnologia. Neste início, uma das principais estratégias foi focar nos taxistas, com isenções de taxas e suporte de uso do aplicativo prestado pessoalmente.

Durante os seis primeiros meses, o app só conseguiu atrair 200 motoristas. Entretanto, esse cenário mudou logo no ano seguinte, quando já chegava a receber 100 cadastros diários. Nessa época, o 99 recebeu seu primeiro aporte, de R$ 500 mil, investido pela gestora de capital Monashees. No mesmo ano, foi considerado um dos melhores apps de 2013, segundo o Google.

Entre 2014 e 2016, surgiram duas novas modalidades de transporte para além das corridas de táxi: o 99TOP, com carros de alto padrão e motoristas particulares; e o 99POP, com motoristas comuns em carros de passeio. Depois, em 2017, o 99 recebeu mais US$ 200 milhões em investimentos, chegou a mais de 14 milhões de usuários e lançou sua própria maquininha de cartão.

No ano seguinte, a empresa foi comprada pela líder chinesa entre os aplicativos de transporte: a Didi Chuxing. Com isso, as operações do 99 passaram a valer mais de um bilhão de dólares, ou seja, recebeu o título de startup unicórnio — feito inédito no mercado brasileiro. Entretanto, na época, a aquisição veio acompanhada de diversas queixas de usuários após uma atualização do aplicativo.

Em meio a polêmicas de violência, em 2019 a empresa tomou medidas para aumentar a segurança do serviço, incluindo uma maior coleta de dados. No mesmo ano, lançou o 99Food, um delivery de comida que chamou atenção por funcionar em regiões sem cobertura de outros concorrentes mais experientes. Depois, em 2020, inaugurou um serviço de entregas e uma carteira digital.

Até 2022, o 99 também já contava com outras modalidades como as viagens de moto e corridas compartilhadas. Além disso, também tinha 18 milhões de passageiros e 600 mil motoristas cadastrados, e estava presente em mais de mil cidades.

Continue lendo »

Tudo sobre 99

Temas relacionados