Threads lança mais atualizações e aumenta integração com Instagram

Rede social da Meta feita para rivalizar com o Twitter/X disponibiliza novos recursos; novidades deixam Threads mais distante de competir com o X

Felipe Freitas
Por
Tela inicial de aplicativo
Threads lança atualizações, apenas uma é útil (Imagem: Divulgação/Meta e Vitor Pádua/Tecnoblog)

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, divulgou nesta quarta-feira (9) mais atualizações para o Threads, sua rede social de microblogging. Agora é possível compartilhar posts direto pelas DM no Instagram, mencionar pessoas mais facilmente com um botão dedicado e mais recursos. Apesar das novidades, o Threads está perdendo o timing e deixando o embalo passar — se é que ele já não perdeu.

Outras ferramentas anunciadas pela Meta hoje foram a adição de textos automáticos (e personalizáveis) em fotos e vídeos antes do usuário publicar e uma nova opção de filtrar a lista de seguidores e seguindo. Para este último, os usuários podem selecionar a visualização em “padrão”, “mais recentes” e “mais antigos primeiros”. Os textos automáticos são usados para gerar descrições das imagens.

Até o momento, a versão mais recente do Threads para Android não apresenta a opção de classificar as contas que você segue. Usando o app na último One UI, somente as contas que seguem você podem ser filtradas.

O Threads também liberou uma função para o usuário visualizar todas as publicações curtidas. Essa funcionalidade está disponível no menu de configurações, acessado na página do perfil. Ao abrir as configurações, clique em “Suas Curtidas” para visualizar as publicações “likeadas”.

Novo menu nas configurações permite ver as publicações que você curtiu (Imagem: Divulgação/Threads)
Novo menu nas configurações permite ver as publicações que você curtiu (Imagem: Divulgação/Threads)

Atualizações mostram duas coisas, mas uma não é positiva

As novidades do Threads mostram duas coisas: a primeira é que a Meta segue dedicada em melhorar a nova rede social. A segunda é que ela continua focando em recursos que não parecem ser tão úteis assim — e que vai tirando o embalo inicial da plataforma.

No lugar de um botão dedicado para compartilhar “thredadas” nas DMs do Instagram, a Meta deveria investir em mensagens diretas no próprio Threads. A integração com a rede social de fotos ajudou o Threads a bater a marca de 100 milhões de contas em 5 dias, mas isso não atrai o público do Twitter e atrapalha quem quer separar o uso das duas plataformas.

Em outro momento, o Tecnoblog publicou que publicitários tem interesse em anunciar na rede social. Todavia, esses profissionais garantem que o Threads não pode contar apenas com o público do Instagram. A plataforma foi lançada em um momento oportuno, quando o Twitter/X acabara de bloquear as publicações para quem não estivesse logado.

A Meta tinha a faca e o queijo na mão quando lançou o Threads. O queijo ela jogou longe e a faca ela enfiou no… digo, nas boas ideias — e no acesso via desktop.

Receba mais sobre Threads na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados