TikTok está mostrando links do Google no resultado das pesquisas

Representante da empresa confirmou que teste é realizado em alguns países; recentemente, TikTok lançou cartões da Wikipedia nos resultados de buscas

Felipe Freitas
Por
TikTok
TikTok está testando link para pesquisas do Google no resultado das buscas (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O TikTok segue aprimorando os resultados das buscas em seu aplicativo. Agora, a rede social está testando, em alguns países, links para pesquisas no Google. Desse modo, o usuário que fizer uma busca na plataforma poderá continuar a sua pesquisa no “concorrente”.

Um porta-voz do TikTok confirmou para o site The Verge que a plataforma está testando esse recurso. No entanto, ele não especificou em quais países o teste está disponível. Já o Google negou comentar o assunto.

Aqui no Tecnoblog, usamos um aparelho Android e dois iPhones (onde o widget da Wikipedia já está liberado) para buscar o resultado do Google no TikTok, mas não encontramos o link do Google. Pelo jeito, o Brasil está fora desses testes.

TikTok e Google: de rivais para possíveis parceiros?

Há alguns meses, TikTok vem ganhando espaço como “motor de busca” dos Gen Z. No entanto, esse público utiliza a plataforma de vídeos curtos para buscar avaliações de locais, como restaurantes. Ainda assim, é um hábito que vai preocupando o Google.

Agora, com o aparecimento desse recurso para continuar a busca no Google, o cenário muda. Principalmente com os governos pegando mais firme nos monopólio das empresas de tecnologia. O Google está em um processo de antitruste, enquanto o TikTok terá que se adequar à Lei de Mercados Digitas (DMA, em inglês) — a DMA apresenta algumas regras contra práticas anticompetitivas.

Botão para pesquisar assunto no Google aparece no resultado das buscas do TikTok (Imagem: Radu Oncescu/Twitter)
Botão para pesquisar assunto no Google aparece no resultado das buscas do TikTok (Imagem: Radu Oncescu/Twitter)

Fechando uma parceria com o TikTok, o Google pode se complicar no processo antitruste. Afinal, a big tech está ampliando o seu alcance, ganhando vantagem em relação aos rivais (Bing e DuckDuckGo) por levar seu serviço de busca para outra plataforma — e uma que é uma das maiores redes sociais da atualidade.

Já o TikTok está melhor nesse acordo. A plataforma se livraria de uma possível acusação de impedir os seus usuários a acessar serviços de terceiros. Esse ponto da DMA está fazendo até o WhatsApp liberar a integração com outros aplicativos de mensagens. E há uma vantagem para o usuário: se um vídeo não responde, basta clicar no link e abrir o Google.

TikTok está mostrando cartões da Wikipedia

Na semana passada, o TikTok confirmou que assinou uma parceria com a Wikipedia. Até o momento, apenas alguns termos mostram o cartão/widget da sua página na popular enciclopédia online. Esses cartões estão disponíveis no Brasil.

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados