X, antigo Twitter, vai acabar com a Roda no próximo mês

Página de suporte da plataforma informou que recurso similar ao Melhores Amigos do Instagram será encerrado no dia 31 de outubro

Felipe Freitas
Por
Twitter anunciou o fim da Roda, sua versão do "Melhores Amigos" (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A conta de suporte do X, antigo Twitter, informou que a rede social encerrará a Roda no dia 31 de outubro. O recurso funciona (presente pois ainda está “viva”) de forma idêntica ao Melhores Amigos do Instagram: você adiciona algumas contas para uma lista única e pode tweetar para que só os membros na sua Roda vejam a publicação.

No tweet em que informou o fim do recurso, a conta de suporte publicou um link informando que após 31 de outubro só será possível remover as pessoas da sua lista. No entanto, a função de remover seus amigos da Roda continuará disponível — e método para realizar essa remoção é bem… Estranho.

Na página de suporte sobre o recurso, a plataforma ensina que o usuário terá que acessar a conta de quem está na sua Roda e parar de seguí-la (podendo seguir de volta se quiser, claro). O motivo para remover as pessoas é que, mesmo descontinuando o recurso, os seus “xweets” permanecerão visíveis na timeline.

Todavia, você pode aproveitar que a sua Roda ainda está funcionando para remover as contas que foram adicionadas. Esse método é mais fácil e não exige a explicação “voltei a te seguir porque a Roda acabou e precisava te dar unfollow”.

Página de suporte do X divulgou página com mais informações sobre o recurso (Imagem: Reprodução/Tecnoblog
Página de suporte do X divulgou página com mais informações sobre o recurso (Imagem: Reprodução/Tecnoblog

Roda do Twitter teve problema de “privacidade” na sua curta vida

Se você acha que o método de remover as pessoas da Roda após o fim do recurso é problemático, é porque você não soube do bug que deixou os tweets visíveis para todos os usuários. Algumas publicações que eram para ser “exclusivas” foram recomendados no feed Para Você, em que até contas que não te seguem podem visualizar seus tweets.

A Roda do X/Twitter foi lançada em maio de 2022, chegando para todo o mundo em agosto do mesmo ano. A plataforma não justificou e nem justificará o motivo de encerrar o recurso. Porém, a baixa adesão pode ser a causa. Afinal, se você pode deixar sua conta privada, não há razão para usar a Roda.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados