Arquivo Antivírus e Segurança

Android vai fazer verificações periódicas para encontrar malware no seu aparelho

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O Android tem uma espécie de antivírus integrado, que analisa um aplicativo para evitar que uma ameaça prejudique seu smartphone ou tablet. O problema dessa verificação é que ela acontece somente durante a instalação, possibilitando que aplicativos maliciosos já instalados (e não detectados anteriormente) permaneçam no dispositivo. Felizmente, isso vai mudar a partir de agora.

O Google começou a liberar uma atualização para Android para fazer com que essa verificação por malwares aconteça periodicamente. A ferramenta analisará os aplicativos já instalados para assegurar que eles continuam se comportando como deveriam — se um aplicativo supostamente confiável começar a fazer coisas como gravar uma ligação ou enviar mensagens de texto para números pagos, você receberá um alerta.

android-verificacao-seguranca-periodica

Apesar de melhorar a segurança no Android, o Google foi cauteloso e afirmou que a maioria dos usuários nunca verá um alerta. Além disso, a empresa diz que a proteção é bastante efetiva: mais de 4 bilhões de verificações foram feitas só no ano passado e apenas 0,18% dos usuários prosseguiram com a instalação após receber um alerta de que o aplicativo era potencialmente perigoso.

O novo mecanismo de verificação de segurança estará disponível para os proprietários de smartphones e tablets com Android 2.3 ou superior. A atualização chega através do Play Services e será distribuída gradativamente para todos os usuários, então não é necessário fazer nada, só aguardar.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque