Presidente russo vira alvo de ataque hacker

Ataque DDoS tira blog do ar por várias horas.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 4 dias

Bons tempos em que ser presidente te dava algum status e ainda colocava medo nas pessoas. O presidente russo, por exemplo, sofreu um poderoso ataque no melhor estilo DDoS em seu blog profissional.  Ontem durante a noite não havia meio de acessar a página de Dmitri Medvedev, tudo culpa dos cybercriminosos.

Medvedev não está feliz nesse momento (imagem: Wikimedia)

Depois que a maré passou e o LiveJournal conseguiu reativar o blog de Medvedev, o presidente afirmou que os ataques são “ultrajantes e ilegais” — de acordo com a tradução que o Google Translate fez do post, é bom avisar — e que será preciso recorrer aos agentes da lei para verificar o que de fato aconteceu.

Diferentemente de alguns políticos brasileiros (viu, Dilma?), Medvedev utiliza o blog regularmente para publicar informações sobre o governo e defender seus pontos de vista. Não é raro encontrar textos e vídeos com mais de 250 comentários, quando não são 560, como nessa página.

Internet é bom demais e o presidente russo sabe disso. Usa o blog como uma ferramenta de publicidade de seu governo. Por baixo dos panos, conforme informa a Reuters, o que ele quer é manter um controle do serviço similar ao que acontece na China. Já imaginou termos uma Grande Muralha da Rússia? E depois não sabe por que os hackers querem tirar seu blog do ar.

Ainda não temos informações sobre nenhum grupo hacker assumindo a autoria do ataque.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados