Computador da IBM processará 1 exabyte de dados por dia

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 dias

A IBM está trabalhando em um supercomputador capaz de processar 1 exabyte de dados por dia — se você não tem ideia de quanto é isso, basta imaginar 1 milhão de discos rígidos de 1 TB lado a lado. Todos esses dados serão gerados por potentes telescópios interligados numa área de 3 mil quilômetros quadrados, que devem começar a ser construídos em 2017.

O projeto Square Kilometer Array (SKA) pretende descobrir o que aconteceu no Big Bang, evento provavelmente ocorrido há 13 bilhões de anos que dá nome a teoria científica mais conhecida da criação do universo. Uma das maiores dificuldades da IBM será desenvolver uma máquina com consumo energético eficiente — não, uma usina só para manter um computador não é algo tão interessante. 70 institutos em 20 países e grandes empresas ajudarão a custear o projeto, estimado em R$ 1,5 bilhões de euros (R$ 3,6 bilhões).

Essas coisinhas serão capazes de detectar radares de um aeroporto a 50 anos-luz de distância de nós.

De acordo com o pesquisador da IBM, Ronanld Luijten, técnicas de fabricação utilizando materiais como o grafeno não deverão estar disponíveis para uso até 2017, quando a empresa começará a desenvolver o supercomputador. Será um grande desafio de criatividade também, já que milhões de servidores comuns seriam necessários para conseguir processar tantos dados em tão pouco tempo, mas o espaço físico é limitado.

Para armazenar tantos dados, a IBM pensa em utilizar fitas magnéticas. Apesar de a tecnologia ser bem antiga, ainda é a mais apropriada levando em consideração os custos, espaço físico e consumo de energia. Esse não será o único meio de armazenamento; a IBM também está procurando novas tecnologias e verificando a viabilidade de utilizar unidades SSD.

O supercomputador será milhões de vezes mais poderoso que os nossos PCs e processará cem vezes mais informação que o Grande Colisor de Hádrons. Para se ter uma ideia da quantidade de dados, 1 exabyte é o dobro de informação que trafega por dia em toda a internet. Se nada explodir, a máquina estará pronta em 2024 e será instalada na África do Sul ou na Austrália.

Com informações: Mashable, Daily Mail.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados