IBM revela computador quântico mais potente que você pode testar online

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas
Foto por IBM Research/Flickr

A IBM vem apostando há algum tempo em computação quântica, e anunciou mais um avanço esta semana. Ela criou e testou com sucesso seus dois processadores quânticos mais poderosos, que poderão ser usados em aplicações financeiras, de logística e de inteligência artificial.

Primeiro, vale relembrar os conceitos básicos. Os computadores clássicos usam bits que assumem valores 0 ou 1. Mas, na mecânica quântica, uma partícula pode assumir dois estados diferentes ao mesmo tempo — é o que chamamos de “superposição”.

Graças a isso, um bit quântico — ou “qubit” — pode existir como 0, 1 ou uma superposição dos dois estados. Sim, um único qubit pode conter dois valores de uma só vez; dois qubits podem manter quatro valores ao mesmo tempo; e assim por diante.

À medida que esses números aumentam, a capacidade de processamento cresce, ao permitir que mais cálculos sejam realizados ao mesmo tempo. Esse é o apelo da computação quântica.

Voltando à IBM: a empresa tem duas plataformas quânticas. Há um computador universal para pesquisa e negócios, centrado no Quantum Experience; e o protótipo que formará os sistemas comerciais IBM Q. Os novos sistemas agora têm 16 e 17 qubits de volume quântico, respectivamente.

Nós falamos por aqui sobre o IBM Quantum Experience no ano passado, quando ele tinha apenas 5 qubits. Ele vem sendo oferecido como um serviço online gratuito para praticamente qualquer pessoa; você pode conferir uma demonstração abaixo. Desde então, ele executou mais de 300 mil experimentos.

Os desenvolvedores, pesquisadores e programadores que estiverem interessados no Quantum Experience podem obter acesso ao beta através do GitHub, ou brincar com o compositor de experimentos aqui.

A IBM acredita que processadores quânticos de pelo menos 50 qubits virão na próxima década. Eles “fornecerão soluções para problemas importantes… quando as possibilidades que você precisa explorar para chegar à resposta são muito grandes para serem processadas por computadores clássicos”, diz a empresa em comunicado.

Com informações: IBM, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados