Desmanche do LG Wing mostra como tela giratória funciona

LG Wing tem tela que gira para ficar na horizontal; vídeo com desmanche do celular mostra como mecanismo funciona

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
LG Wing (Foto: Divulgação/LG)

O LG Wing é um forte candidato a celular mais inusitado do ano. Mas, depois do espanto que a sua tela giratória causa, vem a pergunta: como é que esse mecanismo funciona? Um canal no YouTube tratou de desmanchar o aparelho para encontrar a resposta.

Antes, convém contextualizar. O LG Wing é um celular com duas telas. A principal tem um painel pOLED de 6,8 polegadas enquanto a secundária é uma tela gOLED de 3,9 polegadas. A principal pode ser girada para ficar em posição horizontal. Quando isso ocorre, ambas as telas fazem o smartphone ter formato de ‘T’.

Na primeira olhada, a ideia não faz muito sentido. Porém, de acordo com a LG, essa abordagem pode ter várias utilidades, como facilitar o uso do celular como GPS no painel de um carro ou a tomada de fotos — os controles da câmera aparecem na tela secundária.

O desmanche feito pelo canal JerryRigEverything começa com a óbvia remoção da tampa traseira, procedimento que revela a bateria e a placa principal do celular. A retirada desta expõe o mecanismo que faz a tela girar.

LG Wing - desmanche

Trata-se de um sistema relativamente simples, mas interessante. Há um buraco na estrutura do mecanismo pelo qual passa o cabo flexível que permite à tela funcionar. Ao lado, a LG posicionou um pequeno amortecedor (lembra aqueles usados em carros) que absorve o impacto do giro.

A movimentação em si é feita por meio de duas molas acopladas a uma placa fixada no módulo da tela principal. Uma das molas mantém o celular aberto (com a tela na horizontal); a outra deixa o aparelho fechado.

Também é possível notar que a LG usa uma espécie de plástico lubrificado para prevenir atritos e deixou um espaço entre o celular e a tela principal para evitar que detritos que entrarem ali danifiquem os componentes nas movimentações.

Todo celular que tem partes móveis nos faz pensar no risco de o mecanismo correspondente se desgastar rapidamente. Olhando o vídeo, a articulação parece ser robusta. De todo modo, a fabricante afirma que o sistema do LG Wing foi projetado para suportar mais de 200 mil aberturas. Considerando uma média de 100 rotações por dia, isso corresponde a cerca de cinco anos de duração.

Além da tela giratória, o LG Wing conta com chip Snapdragon 765G, 8 GB de RAM, 128 GB ou 256 GB de armazenamento, além de três câmeras na traseira, a principal com 64 megapixels.

Na Coreia do Sul, as vendas começam em outubro. Posteriormente, o aparelho será lançado na América do Norte e Europa. Não há informação sobre disponibilidade no Brasil.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados