Diretor de Overwatch, Jeff Kaplan deixa Blizzard após 19 anos

Com a saída de Jeff Kaplan da Blizzard Entertainment, Aaron Kellen assume o cargo de diretor de Overwatch

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Jeffrey "Jeff" Kaplan (Imagem: Divulgação/Blizzard)
Jeffrey "Jeff" Kaplan (Imagem: Divulgação/Blizzard)

O então diretor de Overwatch, Jeffrey “Jeff” Kaplan, deixou a Blizzard nesta terça-feira (20) após 19 anos de serviço. O cargo será ocupado por Aaron Keller — outro veterano da empresa com 18 anos de casa. Em nota, a desenvolvedora informou que Kaplan decidiu sair por conta própria, mas não revelou os motivos do desligamento.

  • Blizzard indica que Overwatch 2 e Diablo 4 não serão lançados este ano
  • Como jogar Overwatch [Guia para iniciantes]

A carreira de Jeff Kaplan na Blizzard começou em 2002

Com passagens por diversas equipes, Jeff Kaplan começou na Blizzard em 2002 como parte do time de garantia da qualidade de Warcraft III: Reign of Caos. Em 2004, ele entrou no posto de designer de missões em World of Warcraft (WoW) e pouco tempo depois assumiu a direção do MMORPG. No ano de 2009, Kaplan saiu de WoW para embarcar no projeto Titan, que seria uma espécie de jogo de tiro baseado em classes.

O desenvolvimento de Titan durou alguns anos, até a Blizzard anunciar o cancelamento do projeto em setembro de 2014. Com as mudanças na equipe, Kaplan recebeu a tarefa de pensar em uma franquia nova para substituir o jogo de tiro. Foi assim que Overwatch começou a ganhar vida e teve o lançamento dois anos depois, em 2016.

Desde o lançamento de Overwatch, Kaplan foi responsável por dirigir o desenvolvimento do jogo e divulgar as novidades e atualizações ao público em vídeos no YouTube e nos painéis da BlizzCon. Além disso, ele foi um dos idealizadores da Overwatch League, a liga de torneios oficiais do game.

Em 2019, a Blizzard revelou Overwatch 2, uma continuação para o jogo de tiro futurista. No ano passado, o projeto foi atrasado pela pandemia da COVID-19, pois os funcionários precisaram se adaptar ao trabalho remoto. Kaplan chegou a apresentar o painel com novidades do game na BlizzConline 2021, em fevereiro, porém anunciou sua saída da empresa dois meses depois, deixando uma mensagem pessoal.

Estou deixando a Blizzard Entertainment após incríveis 19 anos. Foi a maior honra da minha vida ter a oportunidade de criar mundos e heróis para um público tão apaixonado. Quero agradecer profundamente a todos na Blizzard que deram suporte aos nossos jogos, às nossas equipes e aos nossos jogadores. Mas quero deixar um obrigado especial para os desenvolvedores maravilhosos que compartilharam essa jornada de criação comigo. Nunca aceite o mundo como ele parece ser. Sempre ouse vê-lo como ele poderia ser. Espero que vocês façam o mesmo.

Jeff Kaplan, em carta de agradecimento.

Conheça Aaron Kellen, o novo diretor de Overwatch
Aaron Keller (Imagem: Divulgação/Blizzard)

Aaron Keller (Imagem: Divulgação/Blizzard)

Por falar na BlizzConline 2021, o atual diretor de Overwatch, Aaron Keller, teve bastante espaço na transmissão sobre Overwatch 2 deste ano. Na época, ele ocupava o cargo de sócio-diretor na equipe e ficou encarregado de mostrar as principais novidades do próximo lançamento da Blizzard.

Assim como Kaplan, Keller é veterano na Blizzard com 18 anos de trabalho na empresa. O início da sua carreira foi como designer 3D em World of Warcraft. Em 2014, ele assumiu a posição de diretor assistente em Overwatch logo no início do projeto. Em nota, Keller afirmou que o desenvolvimento de Overwatch 2 vai continuar com a mesma visão de Kaplan.

Com informações: Overwatch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Relacionados