Início / Notícias / Jogos /

Prince of Persia: primeiro jogo roda no navegador do seu celular e PC

O clássico original está de volta, agora pelas mãos de um fã, que te deixa jogar diretamente no navegador - seja no PC ou em um aparelho celular

Por

O clássico Prince of Persia, o game original, agora está disponível diretamente no seu navegador de PC ou em celulares. Um projeto publicado no GitHub dá acesso a uma versão online completa e até mesmo com controle adaptado para telas sensíveis ao toque. Lançado em 1989 para o MS-DOS, este é um dos games mais tradicionais e conhecidos de sua época, fazendo fama pelos gráficos considerados avançadíssimos e jogabilidade inovadora de plataforma.

Prince of Persia original: agora nos navegadores (Imagem: Reprodução)

A adaptação para navegadores é de Oliver Klemenz, que publicou os documentos do projeto, sem fins lucrativos, no GitHub. Lá ele lançou um link que te leva direto ao jogo sem precisar baixar nada e com pouco tempo de carregamento – afinal é um game simples dos anos 80.

Se quiser jogar já, basta clicar neste link e aproveitar. Fora dos celulares os comandos no teclado são simples: basta usar as setas direcionais para se movimentar nos cenários, abaixar ou pular por desafios.

Klemenz foi além da mera adaptação e criou até mesmo uma versão “mais fácil” do jogo, que é conhecido por ter sua dificuldade bem avançada, especialmente quando comparado a games mais atuais. Se quiser jogar o Prince of Persia clássico, só que 50% mais fácil, clique neste link. É a mesma aventura, apenas facilitada.

Hoje nas mãos da Ubisoft

Prince of Persia é produção de um estúdio conhecido como Broderbund. O jogo ganhou várias versões ao longo dos anos, além de algumas sequências e games especiais.

Mas, além deste primeiro, outros que se tornaram clássicos foram os games lançados pela Ubisoft, que hoje detém os direitos da série. A produtora francesa chegou a lançar a “Trilogia Sands of Time“, com games ao longo dos anos 2000, que renderam muitos fãs e uma nova abordagem para a série, agora 3D e com mais ação.

Atualmente a produtora trabalha em Prince of Persia The Sands of Time Remake, que tem previsão de lançamento para algum momento de 2022.