Prince of Persia: primeiro jogo roda no navegador do seu celular e PC

O clássico original está de volta, agora pelas mãos de um fã, que te deixa jogar diretamente no navegador - seja no PC ou em um aparelho celular

Felipe Vinha
Por

O clássico Prince of Persia, o game original, agora está disponível diretamente no seu navegador de PC ou em celulares. Um projeto publicado no GitHub dá acesso a uma versão online completa e até mesmo com controle adaptado para telas sensíveis ao toque. Lançado em 1989 para o MS-DOS, este é um dos games mais tradicionais e conhecidos de sua época, fazendo fama pelos gráficos considerados avançadíssimos e jogabilidade inovadora de plataforma.

A adaptação para navegadores é de Oliver Klemenz, que publicou os documentos do projeto, sem fins lucrativos, no GitHub. Lá ele lançou um link que te leva direto ao jogo sem precisar baixar nada e com pouco tempo de carregamento – afinal é um game simples dos anos 80.

Se quiser jogar já, basta clicar neste link e aproveitar. Fora dos celulares os comandos no teclado são simples: basta usar as setas direcionais para se movimentar nos cenários, abaixar ou pular por desafios.

Klemenz foi além da mera adaptação e criou até mesmo uma versão “mais fácil” do jogo, que é conhecido por ter sua dificuldade bem avançada, especialmente quando comparado a games mais atuais. Se quiser jogar o Prince of Persia clássico, só que 50% mais fácil, clique neste link. É a mesma aventura, apenas facilitada.

Hoje nas mãos da Ubisoft

Prince of Persia é produção de um estúdio conhecido como Broderbund. O jogo ganhou várias versões ao longo dos anos, além de algumas sequências e games especiais.

Mas, além deste primeiro, outros que se tornaram clássicos foram os games lançados pela Ubisoft, que hoje detém os direitos da série. A produtora francesa chegou a lançar a “Trilogia Sands of Time“, com games ao longo dos anos 2000, que renderam muitos fãs e uma nova abordagem para a série, agora 3D e com mais ação.

Atualmente a produtora trabalha em Prince of Persia The Sands of Time Remake, que tem previsão de lançamento para algum momento de 2022.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados