Tesla e SpaceX, de Elon Musk, fazem álcool gel e ventiladores médicos

SpaceX produz álcool gel para ajudar no combate ao coronavírus (COVID-19); Elon Musk diz que Tesla fará respiradores mecânicos

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Álcool em gel
Foto por Duncan Rawlinson/Flickr

A SpaceX está produzindo álcool gel e protetores faciais para ajudar no combate ao coronavírus, causador do COVID-19; e Elon Musk afirma que a Tesla vai reabrir sua fábrica no estado de Nova York para fazer respiradores mecânicos, cruciais para pacientes com problemas respiratórios. Ford e GM também vão fabricar esses aparelhos médicos, enquanto a Fiat Chrysler planeja fazer máscaras para hospitais.

Um e-mail enviado aos funcionários da SpaceX afirma que a empresa vem fabricando desinfetante para as mãos para doar aos hospitais; ele “está em conformidade com as diretrizes do CDC [Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA] e é eficaz para combater o COVID-19”.

O CDC recomenda desinfetantes para as mãos com pelo menos 60% de álcool. Ele normalmente vem no formato de gel, misturado com um agente hidratante como a aloe vera para evitar ressecamento da pele.

A equipe que constrói trajes espaciais na SpaceX ficou encarregada de fazer protetores faciais: 75 unidades foram doadas ao Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles, assim como 100 trajes descartáveis de proteção (Tyvek).

Montadoras fabricam respiradores mecânicos

Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla, afirma no Twitter que a fábrica no estado de Nova York será reaberta “o mais rápido possível” para produzir ventiladores médicos. O coronavírus pode causar dificuldade respiratória aguda e pneumonia; como ainda não existe um tratamento clinicamente comprovado, os ventiladores são usados ​​para ajudar os pacientes enquanto o sistema imunológico lida com a doença.

Ventilador médico mecânico

Respirador mecânico (imagem por National Heart Lung and Blood Institute)

A Tesla e outras montadoras de carros estão contando com a ajuda de empresas especializadas em fabricar respiradores mecânicos. A companhia de Elon Musk, por exemplo, tem o apoio da Medtronic, que está fornecendo modelos de baixo custo para serem produzidos o mais rápido possível.

A GM, por sua vez, está trabalhando com a Ventec Life Systems para aumentar a produção de ventiladores médicos e outros produtos para cuidados respiratórios. Enquanto isso, a Ford fará respiradores purificadores de ar (PAPRs) com a parceira GE Healthcare: trata-se de um design simplificado que deve permitir um volume maior de produção.

A Fiat Chrysler Automobiles começará a fabricar máscaras nas próximas semanas, que serão doadas a socorristas e profissionais de saúde nos EUA, Canadá e México. Ela planeja produzir 1 milhão de unidades por mês.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados