Como saber se o seu fone JBL é original

Dicas gerais e específicas dos dispositivos; veja como saber se seu fone JBL é original e não invista em pirataria

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como saber se o seu fone JBL é original? (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Como saber se o seu fone JBL é original? (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

A JBL é uma marca consolidada no mercado com mais de 70 anos de experiência, com tamanha notoriedade, os falsificadores tentam se aproveitar dos consumidores. Veja abaixo, como saber se o seu fone JBL é original, não seja enganado pelos falsificadores e piratas de plantão. Na maioria das vezes, vale a pena juntar um pouco mais de dinheiro para investir com qualidade.

Logomarca correta

Esse é o primeiro passo para identificar um fone JBL original de uma falsificação barata. Pode parecer estranho, mesmo no século 21 ainda existem falsificadores tão amadores que podem “talhar” um nome diferente no aparelho — tentando fugir da acusação de pirataria — mas que utilizam a mesma fonte das letras oficiais, tamanho, símbolo, etc.

Além da logomarca correta observe a qualidade da embalagem (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Além da logomarca correta observe a qualidade da embalagem (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Peso do produto

Não necessariamente um produto por ser original deve pesar ao ponto de incomodar, mas devido às peças que o compõem, ele tem algum peso relativo, o que indica que os componentes originais estão presentes e o material de confecção é durável como a marca se dispõe a oferecer.

Essa dica vale mais para compras físicas. Apesar da diferença de peso não ser tão perceptível quanto nas caixas de som JBL, ainda é um fator de análise para a qualidade “física” de acabamento do produto.

Produtos JBL originais são um pouco mais pesados e de acabamento superior (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Produtos JBL originais são um pouco mais pesados e de acabamento superior (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Nome do modelo

Antes de adquirir qualquer produto que se diz JBL, vale a pena entrar no site oficial da empresa e verificar os modelos que são comercializados pela marca. No caso de não existir no site o produto com o mesmo nome, desconfie e evite comprar.

Qualidade do som

Dica também focada nas compras físicas, peça ao vendedor para testar o produto e verifique a qualidade do som, produtos falsificados apresentam ruídos e chiados, além de baixa definição na reprodução de instrumentos e vozes.

Teste o produto escutando músicas antes da compra (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Teste o produto escutando músicas antes da compra (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Dados da embalagem

Assim como a logomarca correta deve ser verificada tanto na embalagem quanto no aparelho, existem informações adicionais nas caixas originais dos fones JBL. A parte inferior trazem informações em textos e códigos de barras que não existem nas falsificações.

Se a compra for feita pela internet, peça uma foto ao vendedor, e além das informações e códigos presentes na caixa, fique atento às cores, caixas de produtos falsificados, normalmente, tem coloração fraca, devido ao corte nos custos de impressão e jato de tinta.

Dados e informações presentes na embalagem original (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Dados e informações presentes na embalagem original (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Compre em lojas confiáveis

Serve tanto para compras físicas quanto online. A melhor opção é buscar por produtos JBL em lojas oficiais ou revendedores de “renome” com um CNPJ forte. Em caso de qualquer problema, os revendedores poderão ser notificados para solucionar a questão ou até serem acionados judicialmente.

Preço

Não temos como fugir disso. A empresa JBL investe em tecnologia para oferecer o melhor produto ao consumidor e isso tem um custo. Uma boa dica de compra é usar a regra dos 2/3. Ao ver um fone que na loja oficial tem um valor de, por exemplo, R$ 600, desconfie de qualquer outro local que venda por menos de R$ 400.

Um revendedor de produtos originais tem a sua margem de lucro na faixa de 1/3 e por comprarem em grande escala, adquirem da fábrica por preço abaixo do valor do site oficial. Ninguém faz caridade no comércio, todo mundo quer seu lucro.

Existem versões “mini” de produtos JBL?

A resposta é não. No próprio site oficial da JBL consta a informação: “Não existem produtos “mini” em nosso portfólio, como: Boombox mini, Charge mini, Xtreme mini, entre outros. Estes produtos “mini” frequentemente são encontrados à venda em páginas da internet.”

Existe perigo para a saúde ao comprar um fone falso?

Além de estar pagando por um produto inferior, não possuem padrões de qualidade e segurança estabelecidos pela JBL. Consumidores que adquirem produtos falsificados estão expostos a potenciais riscos de segurança, mesmo quando os produtos não estão em uso.

Existem fones JBL com funções adicionais?

A JBL não produz fones de ouvido com funções adicionais como cartão de memória ou rádio.

Com informação: Headphone Zone, JBL 1, 2.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados