Tecnoblog
Razão Social Beijing Edifier Technology Company, Ltd.
Fundação 1 janeiro, 1996
Pequim, China
Website Oficial www.edifier.com

Edifier

A Edifier é uma empresa chinesa especializada em equipamentos de áudio, fundada em 1996. Conhecida por seus dispositivos para uso doméstico, nos primeiros anos, se destacava pelo desenvolvimento de produtos para profissionais do ramo.

Wendong Zhang era um professor de engenharia automotiva no Instituto de Tecnologia de Pequim, mas seu hobby e, como costuma definir, paixão, era o som. Então, aos 29 anos, decidiu largar o emprego para investir no seu próprio negócio — a Edifier.

O primeiro marco ocorreu logo em 1997, com o lançamento da tecnologia APX3D para alto-falantes, capaz de simular um campo sonoro tridimensional. Dois anos depois, a empresa foi responsável por introduzir novas tecnologias no mercado de áudio chinês, atingindo 10 milhões de vendas.

Em 2004, o carro-chefe se tornou o monitor de áudio — utilizado em estúdios, semelhante a uma caixa de som, mas sem equalizações — S2000. Foi só no ano seguinte que houveram os lançamentos mais voltados para o consumidor comum, com a fabricação de aparelhos para notebooks e outros dispositivos móveis.

A partir de então, a Edifier recebeu vários prêmios pelos seus próximos lançamentos. Foi o caso da caixa de som E3350, premiada no CES Inovation Awards — uma competição anual de design e engenharia de produtos tecnológicos — de 2008. E também dos dispositivos e20 e MP3Plus, também premiados pelo design, desta vez no Red Dot Design Awards, no ano seguinte.

Em 2014, a empresa expandiu mais uma vez seu portfólio, com a fabricação de aparelhos de áudio para televisores. Três anos depois, houve o lançamento de um dos produtos da marca mais conhecidos internacionalmente: o headphone de entrada W800BT.

Até 2021, a Edifier já estava presente em 70 países, produzia cerca de 8 milhões de dispositivos anualmente e tinha mais de 3 mil funcionários. No mesmo ano, foi avaliada em 10,4 bilhões de yuans chineses.

Continue lendo »

Temas relacionados