Sony Xperia Z1, o poderoso com TV digital que chega ao Brasil por R$ 2.399

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 semanas
sony-xperia-z1-frente

A Sony anunciou ontem o Xperia Z1, novo smartphone topo de linha que chega ao Brasil com hardware atualizado e preço sugerido de 2.399 reais. O modelo vendido no país possui TV digital, uma característica que geralmente não encontramos nos smartphones mais caros. Para conquistar o público, a Sony aposta na câmera de 20,7 megapixels e no design, produzido com metal e vidro.

O corpo do aparelho ficou realmente elegante: as bordas de alumínio e o vidro temperado que cobre toda a parte traseira e adora marcas de dedo são condizentes com o alto preço cobrado pelo Xperia Z1. As portas que cobrem a entrada para o cartão de memória e o conector microUSB são muito bem encaixados. O peso é de 170 gramas, o que é acima da média, mas não chega a incomodar e passa uma sensação de robustez.

sony-xperia-z1-traseira
sony-xperia-z1-lateral-2
sony-xperia-z1-lateral

De acordo com a Sony, o Xperia Z1 tem certificação IP58, o que na prática significa proteção contra poeira e submersão na água durante 30 minutos a uma profundidade de 1,50 metro. Aliás, durante o anúncio realizado ontem à noite, quatro unidades estavam dentro de um aquário, com peixes nadando em volta (sim, os aparelhos continuaram funcionando normalmente após retirá-los da água).

Infelizmente, o Xperia Z1 captura TV digital apenas no padrão 1-Seg, com resolução de apenas 320×240 pixels, o que é muito pouco para a grande tela de 5 polegadas: as imagens ficam com baixíssima definição, muito pixelizadas, o que talvez explica o fato de outros fabricantes não incluírem o recurso nos smartphones caros. No caso do Xperia Z1, a TV digital acaba sendo apenas um quebra galho.

sony-xperia-z1-tv-digital

Como estamos falando de um Android topo de linha, os números na ficha de especificações técnicas são gigantes: tem processador quad-core Snapdragon 800 de 2,2 GHz, RAM de 2 GB, GPU Adreno 330, armazenamento interno de 16 GB (com entrada para cartão de memória de até 64 GB) e bateria de 3.000 mAh. Ele suporta o 4G brasileiro e roda Android 4.2.2. Durante os poucos minutos que tive contato com o aparelho, o desempenho foi ótimo.

A tela de 5 polegadas tem resolução de 1920×1080 pixels e definição de 441 ppi. É impossível enxergar pixels individuais, mesmo forçando a vista e olhando bem de perto. Infelizmente, o problema do ângulo de visão limitado do Xperia ZQ continua: basta deixar o aparelho sobre a mesa para notar cores lavadas ou estouradas. Este é um problema que não encontrei na tela do Galaxy S4 Active e Xperia Z Ultra, que também possuem painéis TFT LCD.

sony-xperia-z1-interface

No software, temos a mesma personalização de sempre da Sony, que divide opiniões. Tem o player de música Walkman, integração nativa com os vários eletrônicos da Sony, grandes alterações na interface de aplicativos básicos, pastas no menu de aplicativos e alguns joguinhos de demonstração também. Se você leu o review do Xperia ZQ ou do Xperia SP, não há nada de muito novo para ver aqui.

O Xperia Z1 começou a ser vendido no Brasil por 2.399 reais. Nosso review completo sai em algumas semanas. 🙂

Receba mais sobre Sony Xperia Z1 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados