Início » Celular » Xperia ZQ, o topo de linha da Sony

Xperia ZQ, o topo de linha da Sony

Smartphone tem processador quad-core, câmera de 13 MP e tela de 5 polegadas.
Sony Xperia ZQ é compatível com o 4G brasileiro.

Paulo Higa Por

sony-xperia-zq-em-maos

A Sony convidou a mídia para apresentar o Xperia ZQ, novo smartphone topo de linha para o mercado brasileiro. Com hardware parrudo, o aparelho entrou em pré-venda no começo de abril por R$ 2.049, com a dura missão de concorrer com gigantes como o LG Optimus G e o Samsung Galaxy S4. Tivemos a oportunidade de brincar com o lançamento da Sony por alguns minutos e aqui estão as primeiras impressões.

Em termos de hardware, o Xperia ZQ gera grandes expectativas. Ele tem processador quad-core Snapdragon S4 Pro de 1,5 GHz, 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno, com slot para cartão microSD. A câmera tira fotos de 13 megapixels, e a promessa é que ela se dê bem em ambientes com baixa iluminação. A tela de 5 polegadas tem resolução de 1080×1920 pixels, o que resulta em uma altíssima definição de 441 ppi.

sony-xperia-zq-em-maos-lateral

Durante o pouco tempo em que testei o aparelho, pude notar pequenos engasgos nas animações ao navegar em algumas telas, mas esses probleminhas foram bem raros e não afetaram a experiência. Com tanta RAM disponível, alternar entre vários aplicativos é uma tarefa trivial. Jogos rodam muito bem, obrigado: Dungeon Hunter 4, por exemplo, possui gráficos bonitos e detalhados, mas a GPU Adreno 320 parece dar conta do recado com um pé nas costas.

A interface Experience Flow da Sony tem bastante personalidade e lembra pouco o Android concebido pelo Google; além disso, alguns aplicativos nativos, como o player de música e a galeria de fotos, foram substituídos por soluções próprias da fabricante japonesa. Entretanto, isto não é um ponto negativo: os aplicativos possuem belas interfaces e trazem recursos novos em relação aos originais, mas sem exagerar.

sony-xperia-zq-em-maos-traseira

O design agrada bastante. A tela de 5 polegadas ocupa quase toda a parte frontal (75%, segundo a Sony), deixando o Xperia ZQ bem compacto. A textura na traseira, o diferenciado LED de notificação na parte inferior e os detalhes em metal na carcaça passam boa impressão e valorizam o aparelho, fazendo ele realmente parecer que é um topo de linha.

Ainda há muito o que testar: precisamos dar uma olhada melhor no sistema, analisar a qualidade da câmera e ver como ele se comporta no uso diário, inclusive no consumo de bateria. Estamos com um Xperia ZQ novinho em folha, então espere pelo review completo no Tecnoblog nas próximas semanas!

Joe Takata, gerente de produtos da Sony Mobile Brasil

Joe Takata, gerente de produtos da Sony Mobile Brasil

Em tempo: alguns leitores nos alertaram sobre um rumor que marcava a chegada do Xperia Z ao Brasil para maio. Conversamos com Joe Takata, gerente de produtos da Sony Mobile Brasil, que negou a informação; oficialmente, apenas o ZQ será lançado no país.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Natália Amorim
Olá, meu nome é Natália, estou em duvida entre comprar o Galaxy s3 ou o xperia ZQ. andei pesquisando na internet, sobre os possíveis problemas que o xperia vem enfrentando. porém, anda tenho duvida entre qual escolher, pois intenet é um meio manipulável, e qualquer "concorrente" pode difamar o aparelho. Qual seria o melhor nesse caso.
Flavio Ferreira
eu estou em dúvida entre o sony zq lumia 920
wjuniorpinto
Boa noite a todos! Gostaria muito que vocês me ajudassem , pois tenho um celular corporativo de uma empresa mais infelizmente não tenho acesso a internet. Pensei em fazer um plano com qualquer operadora para eu adquirir um modem e que seja conectado nesse meu smartphone xperia zq. A minha pergunta é se eu posso adquirir esse modem e que seja conectado no meu aparelho vai funcionar meu acesso a internet? E pode ser conectado nesse meu xperia zq? Aguardo orientações. Desde já agradeço antecipadamente. Abraços!!
Marina Imbruniz
qual é melhor afinal ? compensa comprar o Zq ?
Thanara Corrêa
Nossa, um Super aparelho.
Georgia Oliveira
Olá PAULO HIGA, boa tarde! Qual a sua opnião pessoal sobre os aparelhos Smartphone Nokia Lumia 920, Smartphone Motorola RAZR, Smartphone Motorola RAZR i, Smartphone Motorola RAZR D3 Dual Chip, Smartphone Motorola RAZR HD, Smartphone Motorola RAZR MAXX, Smartphone Sony LT26i Xperia S e o Smartphone Sony C6503 Xperia ZQ??? Eu não simpatizo muito com o Windows Phone creio que devido as facilidades que o Android oferece (rs)... Já ouvi falar que o Amoled mesmo tornando as cores mais vivas, deixa as fotos com um tom ligeiramente esverdeado, e que os Xperia de um modo geral tendem a deixar um leve esbranquiçado em suas fotos. Só o que se salva é o Nokia Lumia 920 por causa do Pureview? Qual aparelho tem a melhor câmera??? Que deixe as fotos tão boas quanto uma câmera digital, ou pelo menos se aproxime ao máximo. Agradeço desde já pela atenção!!!
Maurício Rocha
WP é minimalista, cleam, por isso que muitos não gostam. Acostumados com frescurinha, bunitinho, redondinho, inho inho... WP8 vai ficar bom quando abrirem compatibilidade dos games que tem pro Windows 8, dai sim, quero ver pra bater. Nokia sabe usar muito bem os hardwares que coloca nos aparelhos, sem mais.
Maurício Rocha
Sony sempre mandando bem em quesito de hardware, o que detona o aparelho é o Android. Que é um S.O. feito sempre na correria, onde os usuários preferem ter um sistema barato e popular, com bastante joguinhos, muitas brechas na segurança. Vão me contestar? Simples, olhe quantas atualizações saem para o WP, iOS ou até mesmo o jurássico Symbian, porque são sistemas bem feitos. Meu N8 que é um dino, nunca me deixou na mão, e por ser um smartphone vovô já, de 2010, continua dando pau em muito Android, rodando jogos em HD sem engasgar, jogos de verdade, como NFS Shift, com uma boa jogabilidade e aproveito do acelerômetro. É uma questão de gosto, tem gente que gosta de comer carne mal passada só porque tá com fome...
Gilberto Lucio
"Todos esses que dizem que o WP8 trava, estão mentindo". Há, há, há! O cara que disse isso deve ser muito mimado mesmo. Meu Deus. rsrs
Gabriel Barros
Eu tenho um Xperia S e posso dizer: o problema da Sony é com atualizações! A interface da Sony engasga muito, mas é facilmente resolvido com a instalação de um outro launcher. Como meu aparelho ainda está no ICS, uso o Nova Launcher, e aguardo o Jelly Bean. A Sony deveria ter aulas de interface com a Motorola, pois, apesar de ser bonita, a Experience Flow (interface da Sony pro Jelly Bean, tendo abandonado o Timescape) é muito pesada!
José Frederico Ribeiro Viana
Paulo, me tira uma dúvida que ta intrigando um monte de gente, na página do aparelho ZQ da Sony é informado que o kit desse Xperia ZQ (C6503) o Fone de ouvido Premium MH-EX300AP é fornecido junto a ele, porém tem gente que está notando que o kit está vindo com um modelo de fone inferior, o MH750. Não consegui resposta no SAC Sony Xperia sobre o caso, mais se estão enviando esse modelo de fone inferior isso seria propaganda enganosa correto? pois no site é claro e objetivo que vem o MH-EX300AP, no seu veio qual?
josiel.jh
Vou comprar um smartphone da Sony somente quando ela com o Google, lançar um Nexus, por que admiro a Sony por seu design unico, sem impressão de mais do mesmo ao, e o android puro por ser estavel tanto quanto o iOS, aliar isso em um "Xperia" seria otimo! Apesar de que este ZQ" seje bem menos bonito face ao Z"
Luandersonn
Ler se muita besteira aqui
willycamargos
Infelizmente já vi um lumia 620 travar sim, meu amigo ficou indignado pois sempre batia no peito pelos Lumias q rodavam lisos, ai fomos procurar se isso acontecia em outros aparelhos e achamos varios casos e inclusive reviws informando das travadas e dalays do 620, sou usuario de android e convivo sim com lags e travadinhas mas nao impacta no uso do aparelho q é um sistema realmente bem pesado e com multitarefa, diferente do Wp o android me atende bem pois customização e app e preço me agradam mais q rolagem perfeita, qndo Wp tiver estas caracteristicas troco sem problemas, até o firefox os se chegar com mandando bem neste quesito, pq nao testar.
Alberth Andrade Silva
Design, o Z é impermeável, mais fino e maior (não é tela, e sim seu corpo).
Exibir mais comentários