Início » Celular » Descanse em paz: Twitter descontinua Vine

Descanse em paz: Twitter descontinua Vine

A matança já começou

Paulo Higa Por

Depois de anunciar um crescimento fraco e a demissão de 350 funcionários, o Twitter informou nesta quinta-feira (27) que está descontinuando os aplicativos móveis do Vine, rede social de vídeos lançada em 2013. Em termos mais diretos, o Twitter está matando o serviço, que não conseguiu enfrentar a concorrência pesada do Snapchat e Instagram.

Em comunicado, o Vine afirma que os aplicativos para Android, iPhone e Windows Phone, única forma de enviar os vídeos para a rede social, serão descontinuados “nos próximos meses”, sem revelar uma data específica. No entanto, o site deverá permanecer no ar por tempo indeterminado, com todo o conteúdo que já foi produzido pelos usuários.

vine-logo

O Vine surgiu originalmente como uma rede social de vídeos de seis segundos; os vídeos curtos eram reproduzidos em loop e havia um contador de “loops” embaixo de cada conteúdo. Em julho, o Vine flexibilizou as regras para permitir vídeos de até 140 segundos. Um dos usuários mais ativos do serviço era o ator canadense King Bach: ele tem 16,2 milhões de seguidores e mais de 6 bilhões (!) de loops.

Apesar de matar o Vine, o próprio Twitter está apostando fortemente em vídeos para tentar salvar sua vida: mesmo depois de 10 anos de operação, a empresa ainda não é lucrativa. O Twitter já suporta vídeos de até 10 minutos e deverá investir bastante em streaming de vídeos ao vivo — por enquanto, a rede social está nesse mercado com o Periscope.

Será que o Twitter vai sobreviver?

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sckillfer
MÁ QUE PORRA MEU! TWITTER, ASSIM NÃO TEM COMO TE DEFENDER!
Willian Nobuo
Galera, bora fazer uma vaquinha em um site ai e juntar uma grana pra comprar o twitter! Melhor maneira de manter ele.
Comentário Mil Grau?
Sim, se uma dessas empresas grandes comprarem o Twitter eu não dou 6 meses para que se o serviço não vingar eles fecharem. Ai a corrida é procurar outra rede social estilo micro blog igual ao Twitter.
Comentário Mil Grau?
Ou matar o Twitter de vez se ele não trouxesse lucro em menos de 6 meses, Facebook nem fala, seria um festival de anúncios e transformariam o Twitter num Facebook 2.
Victor C.
Não foi esse app aquele inovador que atualizou e colocou como requisitos mínimos na app store como apenas smartphones com processador 64 bits, excluindo iPhone 5 etc? RISOS
Naughty Billy
De repente é até isso mesmo que farão. Aguardemos cenas dos próximos capítulos.
marcos_5000
Você acha mesmo que o Google ou o Facebook manteria o Twitter se qualquer uma das duas comprassem o serviço? Eu duvido muito.
Ramon Gonzalez
Nao tem mais espaco algum hoje (já há algum tempo) para o Vine... Nao dá nem pra lamentar
leoleonardo85
A morte dos Viners.
David Diniz
Proximo da lista a morrer é o Periscope e o Twitter
Ariadna Grande
eu amo o twitter e vou defendê-lo
Mateus Lima
TWITTER É A MINHA REDE SOCIAL FAVORITA, EU AMO O TWITTER E NÃO QUERO QUE ELE CHEGUE AO SEU FIM
Roger
Talvez ser vendido para o Google não seria tão ruim... Google poderia matar de vez o G+ e ter o Twitter como sua rede social.
Weller Santibanez
Não seria uma boa integrar o vine / periscope dentro do twitter?
???????Feripe Hatsune?
TEM que sobreviver! Interajo com meus amigos japoneses graças a ele. Se o Twitter afundar, não vai ter Facebook e Google+ para reaver meus contatos.
Comentário Mil Grau?
Espero que o Twitter saia dessa, mesmo que não consiga sozinho espero que não seja vendido para o Facebook ou Google, senão essa rede social será totalmente afetada.