Como assistir O Senhor dos Anéis na ordem correta

Uma das maiores bilheterias do cinema; veja a ordem cronológica para assistir e entender a trilogia de O Senhor dos Anéis

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
A trilogia de O Senhor dos Anéis faturou, ao todo, 17 Oscars (Imagem: Divulgação)

Adaptação da famosa série de fantasia escrita por J. R. R. Tolkien, a trilogia de O Senhor dos Anéis estreou nos cinemas em 2001. Quem, no entanto, vai se aventurar pelos perigos e bravuras da Terra Média pela primeira vez, pode ficar confuso com os títulos dos filmes nos streamings, já que seus nomes aparecem por extenso, sem o número sequencial em que foram lançados. Então, vem conferir como assistir O Senhor dos Anéis na ordem correta e como a série O Hobbit se encaixa em sua linha do tempo.

Em qual ordem assistir O Senhor dos Anéis

Os livros de O Senhor dos Anéis foram escritos e publicados durante os anos 50, se tornando um marco da literatura mundial. Assim como os livros, existem três filmes da série, todos gravados na Nova Zelândia e com mais de 3 horas de duração. A ordem em que foram lançados no cinema é também a ordem cronológica da história – e a melhor maneira de serem vistos:

1. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

O hobbit, Frodo, recebe a missão de salvar a Terra-Média do Senhor do Escuro, conhecido como Sauron. Na sua jornada, ele precisa destruir o Um Anel na Montanha da Perdição e, para isso, conta com a ajuda de oito companheiros que juntos formam a Sociedade do Anel.

2. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

No segundo filme, os membros da Sociedade do Anel acabam tomando caminhos diferentes. Nessa jornada, Frodo e Sam continuam até Mordor, enquanto os outros membros da Sociedade tentam evitar o avanço das tropas de Saruman.

3. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

O terceiro e último filme traz a conclusão de toda a obra de Tolkien com os exércitos se preparando para a batalha final.

O mago Gandalf foi interpretado pelo ator Sir Ian McKellen (Imagem: Divulgação)

Onde se encaixa a série O Hobbit?

Escrito no final dos anos 30, O Hobbit é uma obra única que se passa antes de O Senhor dos Anéis. Sua história acompanha o pequeno Bilbo Bolseiro, um hobbit solitário que embarca em uma aventura emocionante após receber uma missão do mago Gandalf. Em sua adaptação para o cinema, o livro foi dividido em três longas, lançados em ordem cronológica. São eles:

1. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)

Nessa jornada, o hobbit, Bilbo Bolseiro, é chamado pelo mago Gandalf a uma aventura que vai levar a história da Terra Média para outros rumos e vai fazer com que o caminho do hobbit cruze o de um precioso anel que mais para frente cairá nas mãos de Frodo.

2. O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)

No segundo filme, Bilbo Bolseiro, Gandalf e a Companhia de Thorin continuam a jornada em direção à Montanha Solitária onde estão a Pedra de Arken e o tesouro dos anões que ficam protegidos pelo dragão Smaug. Uma força sombria também surge na Terra Média e preocupa Galdalf.

3. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)

Na conclusão da aventura de Bolseiro, o hobbit, com Gandalf, Thorin Escudo de Carvalho e sua companhia de anões, precisam combater elfos e orcs na Batalha dos Cinco Exércitos.

Para ver, portanto, toda a franquia na linha temporal de seus acontecimentos, a ordem correta é:

  1. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
  2. O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
  3. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
  4. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
  5. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)
  6. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
Além de hobbits, há elfos, magos, anões e diversos outros tipos de criaturas míticas na série (Imagem: Divulgação)

Onde assistir O Senhor dos Anéis

Todos os filmes da série O Senhor dos Anéis estão disponíveis para os assinantes do streaming HBO Max. Para quem quer assistir à série O Hobbit, todos os filmes podem ser conferidos no Telecine.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre O Senhor dos Anéis na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados