Início » Jogos » Just Dance 2022 é a melhor edição até hoje (e olha que eu joguei todas)

Just Dance 2022 é a melhor edição até hoje (e olha que eu joguei todas)

Just Dance 2022 chega em 4 de novembro para se tornar o novo referencial de qualidade da franquia de jogos de dança da Ubisoft

Por
Just Dance 2022 chega em 4 de novembro para Switch, PlayStation e Xbox (Imagem: Divulgação/Ubisoft)

Just Dance 2022 está quase chegando e, pelo o que pude testar com antecedência, posso afirmar que essa edição é a melhor de todas. Nesse novo título, a Ubisoft reacendeu uma chama que estava se apagando ao apostar em um catálogo de músicas atemporais e coreografias sem passos repetitivos, mas com dificuldades adequadas. Quer saber minha opinião em detalhes? Então vem comigo até o final desse texto.

Minha relação com a franquia Just Dance começou em 2009, quando o primeiro jogo chegou para Nintendo Wii. Nesses quase 13 anos de história, acompanhei de perto os altos e baixos da série, incluindo os grandes sucessos de Just Dance 3, 4 e 2014, assim como períodos mais complicados de Just Dance 2018, 2019 até 2020.

Em Just Dance 2021, a série evoluiu bastante, em especial na qualidade das fases e na adição de coreografias oficiais de músicas mais famosas — algo que era pedido pelos fãs há muito tempo. Just Dance 2022 surfou essa onda positiva e entregou não só um dos melhores catálogos de músicas, como também inovações muito bem vindas nas danças.

Freed From Desire está em Just Dance 2022 (Imagem: Divulgação/Ubisoft)

Um dos melhores catálogos de músicas da série

Logo de início, vale falar da seleção de músicas de Just Dance 2022. A Ubisoft não ficou presa às canções mais famosas do ano e trouxe sucessos dos anos 2010, 2000, 1990, 1980 e até 1970. Essa mistura de épocas permite ao jogo agradar diversas tribos diferentes e ainda apresenta produções não tão conhecidas para o grande público.

Essa foi a primeira vez que fiquei satisfeito com o catálogo de músicas quase inteiro. Entre as escolhas que mais me agradaram estão Levitating da Dua Lipa, Flash Pose da Pabllo Vittar com a Charli XCX, Happier Than Ever da Billie Eilish, Judas da Lady Gaga, Boombayah do Blackpink, Rock Your Body do Justin Timberlake, Buttons das Pussycat Dolls, entre muitas outras.

Há também certas canções que infelizmente não ficaram muito interessantes para o meu gosto, tipo Jerusalema do Master KG, Stop Drop Roll de Ayo & Teo e a dança “troll” da vez: Chacarron do El Chombo. Fora essas três, todo o catálogo de mais de 40 músicas é de qualidade altíssima, principalmente no quesito coreografia.

Excelentes coreografias para todos os gostos

Por falar nas danças, a equipe de Just Dance se superou em relação às coreografias nesta edição. Na minha visão, Just Dance 2022 deixa um pouco de lado o aspecto de “jogo de festa” para se tornar um verdadeiro game de dança, com rotinas sem muitas repetições de passos ou movimentos que não tem a ver com a música.

A Ubisoft se inspirou bastante nos videoclipes oficiais para criar as fases, tanto em músicas de nível extremo quanto nas mais simples. Em Judas, por exemplo, a rotina é fácil de aprender e tem poucos movimentos complexos, mas o refrão usa os mesmos passos que a Lady Gaga usa no clipe. A mesma coisa acontece em Girl Like Me, Level Up e China.

Para os fãs de K-Pop, Just Dance 2022 é um prato mais do que cheio. A Ubisoft acertou em cheio na hora de criar as coreografias, porque além de investir em fases com as danças originais, a desenvolvedora lançou versões simplificadas para jogadores iniciantes.

Essa dinâmica de duas coreografias diferentes vale para Boombayah do Blackpink, Black Mamba do Aespa e Jopping do SuperM. Pop/stars do grupo KDA — formado pelas campeãs Akali, Ahri, Kai’sa e Evelyn de League of Legends — também está no jogo, mas somente na versão extrema com passos da rotina oficial (e é boa demais).

Também não posso deixar de falar sobre as interpretações dos treinadores de Just Dance 2022, que estão melhores do que nunca. Certas músicas são mais emotivas do que agitadas e pedem coreografias contemporâneas, e isso é feito com muita maestria pelos dançarinos em três canções específicas: Chandelier, Human e Happier Than Ever.

Just Dance 2022 chega para causar e brilhar

Just Dance 2022 tem tudo para se tornar o novo referencial de qualidade da franquia — e é provável que consiga. Jogando a cópia cedida pela Ubisoft para testes me senti transportado de volta para a época em que ficava contando os dias para os lançamentos de Just Dance 4 e 2014. Com certeza ainda vou investir muitas horas (e calorias) nesse jogo.

Em 4 de novembro, Just Dance 2022 chega para Nintendo Switch, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S. É possível jogar tanto com controles de movimento dos consoles quanto com o aplicativo Just Dance Controller para celulares Android e iPhone (iOS).