Antes de começar, um pouco de background: o chamado Transtorno Afetivo Sazonal é um tipo de depressão que pode ser aliviado com a exposição à luz solar. Alguns minutos ao sol já diminuem os sintomas de uma pessoa afetada por esse transtorno, chamado também de depressão de inverno. Pensando neles, uma empresa chamada Valkee criou os fones de ouvido Bright Light. Essa sentença vai fazer sentido no próximo parágrafo.

A empresa criou os fones baseado nos resultados de uma pesquisa na universidade de Oulu, na Finlândia. Os pesquisadores descobriram que não são os olhos que precisam de luz e sim o cérebro. E como os canais auriculares estão perto desse importante órgão, eles podem ser usados como meio de envio de luz para a cachola. Os pesquisadores não ficaram só na teoria: eles também executaram testes e descobriram que 9 de 10 pacientes com a chamada depressão sazonal tiveram uma diminuição dos sintomas depois que tiveram seus ouvidos iluminados por 8 a 12 minutos.

Com os fones, a Valkee espera trazer uma luz no fim do túnel para quem sofre da depressão de inverno. Ou nesse caso, uma luz nos canais auriculares. Sim, você não achou que durante esse post inteiro eu ia deixar essa piada infame de fora, né?

Os fones Bright Light estão disponíveis para compra por 185 euros e são vendidos nas cores preta e branca. Infelizmente a empresa não envia para o Brasil.

Com informações: Wired.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veditto
Doideira isso ai, eu não compraria. :D
@xrenan
Por que será que eu lembrei daquela pessoa que coloca uma garrafa PET cheia de água em cima do relógio de luz, esperando que a conta diminua? [2]
mauso cuestas
FELIZMENTE a empresa não envia par o Brasil. O que ia ter de ET Bilu pelas madrugadas...
Gabriel
Para mim, não faz sentido iluminar o cérebro diretamente, só estou dizendo que já ouvi antes essa história de luz do Sol ser importante para tratamento de depressão antes desse fone ser lançado. O powerbalance, eu nunca vi NADA dando uma explicação lógica, mesmo que ruim como a dada para esse fone.
Eliezer
Via ser bom manter os ouvidos limpos!!
@Guto83
Efeito placebo… Assim como o ingrediente secreto da sopa especial de macarrão no kung-fu-panda…. NADA !
@brunogdb
Legal, agora sim vamos ver o cérebro das pessoas :D
@brunogdb
Boa pergunta HAHA, raio-x =x
Rodrigo Fogagnolo
E por que será que precisa iluminar o cérebro? Fora os olhos, ele não tem sensor algum para detectar luminosidade, então mesmo se colocar uma lanterna no cérebro, ele não vai detectar isso, assim como se tocar nele, não sentirá, já que não tem neurônios sensoriais. Qual será o motivo de precisar dessa iluminação?
Gabriel Silva
Nossa, ainda bem que não sofro dessa doença; imagine gastar cerca de R$412 em um fone com "luzinha". :D
Jairo
É por isso que os carros lá são coloridos...
al_maia
Se esse negócio funciona mesmo, acho que os 185 euros são muito bem investidos, caso sofra desse problema.
@AntonioVeras
Por que será que eu lembrei daquela pessoa que coloca uma garrafa PET cheia de água em cima do relógio de luz, esperando que a conta diminua?
Caio Furtado
Como ele vai examinar seu ouvidos com os fones dentro?
Gabriel
Os países nórdicos possuem altas taxas de suicídio, que alguns supõe que sejam pelo clima muito frio e a falta de Sol, já que o IDH desses países costumam ser bem altos. Também já ouvi histórias de lâmpadas que emitem luz no mesmo espectro de cores do Sol e tornam as pessoas mais produtivas, mas isso não é muito argumento tendo em vista os relatos milagrosos do PowerBalance. Acho que esse negócio tem mais embasamento que o PowerBalance. (o que não significa nada =D)
Exibir mais comentários