Início » Gadgets » Empresa cria fones intra-auriculares que iluminam o ouvido

Empresa cria fones intra-auriculares que iluminam o ouvido

Por
9 anos atrás

Antes de começar, um pouco de background: o chamado Transtorno Afetivo Sazonal é um tipo de depressão que pode ser aliviado com a exposição à luz solar. Alguns minutos ao sol já diminuem os sintomas de uma pessoa afetada por esse transtorno, chamado também de depressão de inverno. Pensando neles, uma empresa chamada Valkee criou os fones de ouvido Bright Light. Essa sentença vai fazer sentido no próximo parágrafo.

A empresa criou os fones baseado nos resultados de uma pesquisa na universidade de Oulu, na Finlândia. Os pesquisadores descobriram que não são os olhos que precisam de luz e sim o cérebro. E como os canais auriculares estão perto desse importante órgão, eles podem ser usados como meio de envio de luz para a cachola. Os pesquisadores não ficaram só na teoria: eles também executaram testes e descobriram que 9 de 10 pacientes com a chamada depressão sazonal tiveram uma diminuição dos sintomas depois que tiveram seus ouvidos iluminados por 8 a 12 minutos.

Com os fones, a Valkee espera trazer uma luz no fim do túnel para quem sofre da depressão de inverno. Ou nesse caso, uma luz nos canais auriculares. Sim, você não achou que durante esse post inteiro eu ia deixar essa piada infame de fora, né?

Os fones Bright Light estão disponíveis para compra por 185 euros e são vendidos nas cores preta e branca. Infelizmente a empresa não envia para o Brasil.

Com informações: Wired.

Mais sobre: ,