Ainda que a maior parte das grandes novidades dos computadores tenha o hábito de ficar dentro de seus gabinetes, é inegável notar que o perfil dos computadores mudou bastante nos últimos tempos. Os monitores ficaram mais finos, os gabinetes mais compactos, os mouses abriram parte de seu espaço para trackpads e muitos dos teclados perderam seus fios – ainda que na maior parte das vezes tenham mantido seu layout básico.

A ideia da Apple é um teclado sem teclas. (imagem: Patently Apple)

Se depender da Apple, os teclados podem passar por uma revolução em um futuro distante. A empresa da maçã, conhecida pela morte dos monitores CRT, drivers de diquete e saídas VGA, entre outros pequenos assassinatos, entrou com um pedido de patente nos EUA que promete revolucionar a maneira que as pessoas digitam ao trocar as velhas e boas teclas por uma superfície lisa e sensível ao toque.

Os desenhos disponíveis até agora mostram uma superfície simples, retroiluminada, capaz de adaptar seu layout para diversas funções e programas, de acordo com o desejo do usuário. Além disso, a novidade também estaria calibrada para saber diferenciar uma digitação intencional de um esbarrão numa tecla.

Mas caso você esteja revoltado com a ideia e já pense em organizar uma manifestação com foices e tochas na frente da sede da empresa da maçã: calma. Por ora, o produto é apenas um ensaio que pode demorar anos para chegar às prateleiras. Se chegar.

Com informações Patently Appe

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
A pergunta é: isso vai diminuir a LER ?
@leocadio
por favor, não cague no meu ouvido
@leocadio
é o mesmo resultado, conceito? não
@leocadio
quem tem PC também fala colega, meu desktop é um PC =*
@leocadio
"é um investimento desnecessário", para de contar dinheiro dos outros ;) e btw, tem ninguém tentando enfiar opinião nenhuma em ninguém
@leocadio
Ainda que meu argumento fosse identico aos viciados em crack não faz dele inválido, certo? No seu PC tem um trackpad multi touch? Ainda assim vc consegue usar seu PC certo? No meu Mac tem, tá certo que se vc nao tiver mão vc nao vai poder usurfruir dele mas aí basta vc não comprar um. Inovar não necessariamente significa substituir, ninguém falou em substituir o teclado atual.
John
"apenas que nao existirão mais teclas, mas nada impede de passar relevos ao redor das teclas" Se não existirão mais teclas, ao redor DE QUÊ vai ser "passado relevo(?!?)" ?
Aniel
Dependendo dos materiais utilizados para esse teclado ele poderia utilizar a tecnologia de relevo variado utilizado nos e-readers japoneses para cegos.
@catmckagan
A escolha de um SO envolve necessidades, di$ponibilidade e gosto. Pronto. Quem paga R$ 3.000,00 num PC para usar APENAS internet e editor de textos? Quem gosta, porque qualquer outra máquina faria isso com um custo MUITO inferior. Uma coisa também é fato: trabalho com telefonia e afirmo com convicção que 95% das pessoas que procuram Iphone o fazem por STATUS. Sem brincadeira, tem clientes que EXIGEM o de 32GB sem usar SEQUER 1GB do total ou sequer utilizar o aparelho para o que ele realmente foi destinado. É um equipamento de ÓTIMA qualidade? Sim, sem dúvida, mas como eu havia mencionado acima, dependendo das necessidades, é um investimento desnecessário. O cara vai lá, paga R$ 1.849,00 num Iphone pré pago, sem internet, parcela em 10X no cartão da sogra, SÓ PRA DIZER QUE TEM! Vai muito mal usar como telefone e ainda fica perguntando "onde liga". AH "FAZ FAVOR" NÉ?????? >.< Agora, existe o outro perfil de cliente que compra, coloca um plano de dados porque SABE que o aparelho é destinado a isso e geralmente já sabe que a gama de aplicativos é excelente e que várias empresas disponibilizam aplicativos exclusivos para Iphone. Aí são outros 500. Galera, dependente muito mais do usuário do que do equipamento em sí. Gosta de Apple, bacana, mas não tente enfiar goela abaixo a sua opinião. Como eu disse, muitos fanboys Apple sequer procuram se atualizar ou têm interesse por outras marcas e SO's que são lançados.
@catmckagan
ô Augusto... Vc parou pra calcular o custo x benefício? O plano Iphone da Vivo de fato tem o mesmo preço dos planos Smartphones e possuem mais mb de navegação... MAS E O VALOR FINAL DO APARELHO? Os aparelhos que você citou saem com valores ABSURDAMENTES diferentes com uma conta de igual valor. E outra: A Vivo deixou de comercializar o Iphone 3gs, com exceção do de 8GB, que mesmo com a chegada do Iphone 4 NÃO TEVE REDUÇÃO DE PREÇO! Enquanto que tanto o Samsung Galaxy S e o Motorola Milestone tiveram queda significativa de preço assim que foram lançadas suas segundas versões e não foram abolidos das lojas. E aí: culpamos a Apple ou a Vivo?
Marco Pacheco
Na boa.. o cara inventou um novo jeito de consumir conteúdo (sim, é para isso que o ipad foi criado). Foi tão inútil, que todas as grandes empresas (exceto nokia) correram atrás para imitar. Se flash é essencial para ti, não compre ipad, compre outras opções. Quem faz esses tipos de comentários, deveriam usar um computador com pentium mmx 233 MHz, pois para usar editor de texto e ver coisinhas na web qualquer coisa serve.
@virsso
acer who
ru
O notebook acer inconia já tem esse diferencial de não possuir teclado!!!
Gabriel
Mataram o VGA? Nem notei, muitos ainda utilizam. E tomara que a Apple inove e DEIXE os outros fabricantes "copiarem"...
Marcelo
Justamente, para games seria perfeito!
Exibir mais comentários