Arquivo Curiosidades

Nikon patenteia câmera feita para tirar fotos ao ser jogada no ar

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Existe um método de tirar fotos que só quem é bem corajoso pratica. O termo para ele em inglês é “camera tossing” e consiste, basicamente, de jogar a câmera para o alto com o timer ativado para que ela capture uma foto, tomando o cuidado (essa parte é bem importante) de não deixar o equipamento se espatifar no chão. Uma patente da Nikon revelada essa semana mostra que a fabricante de câmeras está de olho em implementar eesse método.

Segundo a tradução do documento em japonês obtida pelo site Nikon Rumors, a patente descreve uma câmera com sensores de velocidade e acelerômetro capazes de detectar quando ela está caindo e, com isso, ativar um disparo automático. A imagem acima mostra a patente descrevendo a ação da câmera e o trajeto que ela faria, com os pontos A sendo o início do trajeto, o B sendo a metade e o C sendo o ponto em que o usuário pega a câmera de volta.

Essa parte de pegar a câmera de volta, por sinal, também é algo que a Nikon pensou nessa patente. Ela lista também que a câmera teria uma especie de resistência a impacto e sua lente seria retrátil para proteger o vidro (o que não parece ser tão patenteável assim, visto que muitas câmeras já têm lentes retráteis).

Como sempre, patente registrada não quer dizer a criação de um produto. Mas posso apostar que antes de uma câmera desse tipo ser lançada no mercado, a Nikon vai quebrar muitas delas no processo.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque