Arquivo Aplicativos e Software

Tweetro para Windows 8 deixa de aceitar novas contas após atingir limite do Twitter

Twitter impõe limite de 100 mil usuários por aplicativo.

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

As novas regras de uso da API do Twitter fizeram mais uma vítima: o Tweetro, um dos poucos clientes de Twitter decentes para Windows 8, parou de aceitar novas contas. Desde agosto, o serviço de microblog impõe um limite de apenas 100 mil usuários por aplicativo, como forma de “evitar o uso malicioso da API”, o que acaba prejudicando clientes de terceiros.

Atta Elayyan, cofundador da Lazyworm, empresa que desenvolve o Tweetro, enviou um email aos usuários explicando o que aconteceu. Segundo ele, o Tweetro estava atingindo cerca de três a quatro mil downloads por dia e, desde o lançamento do Windows 8 Release Preview, o aplicativo conseguiu 200 mil downloads. Agora, quem tentar entrar no Twitter usando o Tweetro vai dar de cara com a mensagem “Cannot connect to service”.

E o que vai acontecer com o Tweetro? Nem os próprios desenvolvedores sabem, mas Elayyan considera a possibilidade de relançá-lo como um aplicativo pago. Ele diz que ficaria mais feliz se pudesse continuar distribuindo o Tweetro gratuitamente, mas isso não é possível com o limite de 100 mil usuários — afinal, desenvolver um aplicativo custa dinheiro. Esse limite, aliás, foi o motivo para a Tapbots lançar o Tweetbot para Mac pelo nada amigável preço de US$ 20.

Ainda existem outros clientes de Twitter para Windows 8, mas eles também podem sofrer com o mesmo problema à medida que ficarem mais populares. A Windows Store vai ter um grande desafio pela frente, já que os aplicativos vão ficar inicialmente limitados a 100 mil usuários — clientes de outras plataformas também foram limitados, mas os mais antigos podem atingir 200% do número de usuários que tinham em agosto, logo, quem possuía 1 milhão de usuários poderá chegar a 2 milhões. 100 mil é muito pouco para um sistema tão popular como o Windows.

Se você gosta do Tweetro, os desenvolvedores recomendam que você evite desinstalar o aplicativo, remover suas contas ou revogar o acesso — se fizer isso, o Tweetro poderá parar de funcionar e você precisará usar outro cliente ou acessar o Twitter pelo navegador.

Com informações: The Verge.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque