Uma boa prática de segurança é mudar suas senhas periodicamente: quanto mais você usa uma combinação, mais ela fica exposta; além disso, as trocas diminuem a possibilidade de alguém acessar sua conta caso um banco de dados antigo vaze, o que não é raro de acontecer. O problema é que trocar suas senhas em dezenas de serviços é extremamente trabalhoso — mas o Dashlane promete tornar isso mais fácil.
O Dashlane é um gerenciador de senhas como o 1Password e LastPass, e o principal diferencial em relação aos concorrentes é uma nova função chamada Password Changer: ao clicar em um botão, o Dashlane troca suas senhas em todos os serviços suportados. Atualmente, mais de 70 sites funcionam com o Password Changer, incluindo Amazon, Dropbox, Facebook, Google, Outlook.com, PayPal, Spotify e Twitter.
Todas as senhas geradas automaticamente são únicas e com caracteres aleatórios, como mandam as boas recomendações de segurança na internet. E o mais legal é que o recurso funciona mesmo se você ativou a autenticação por duas etapas nos serviços; se isso acontecer, o Dashlane exibirá uma janela para que você responda à pergunta e o software consiga mudar a combinação.
De acordo com o The Verge, o Dashlane planeja liberar no futuro uma função que atualize suas senhas em intervalos pré-definidos, assim, você não precisará nem clicar em um botão. O The Next Web acrescenta que o software possui integração com o PwnedList. Caso alguma de suas contas seja afetada por um vazamento de dados, o gerenciador de senhas irá alertá-lo para que você troque sua senha.
O Password Changer ainda está em beta, mas você pode entrar na lista de espera colocando seu email nesta página. Para usar o recurso, será necessário ter o Dashlane instalado — ele consegue importar seus dados do 1Password e LastPass, inclusive. O gerenciador de senhas é gratuito, e uma versão Premium, com sincronização de dados entre dispositivos e acesso às senhas pela web, custa US$ 39,99 por ano.