O serviço de automatização de tarefas IFTTT anunciou três novos aplicativos para as plataformas Android e iOS: Do Button, Do Camera e Do Note. Todos seguem o modo de funcionamento do “app-mãe”, mas são mais simples e, como denotam seus nomes, focados em atividades específicas.

Para quem desconhece, o IFTTT possibilita a integração de recursos do sistema operacional com serviços online e apps diversos. O usuário pode montar as suas próprias “receitas” para automatizar tarefas sob determinadas circunstâncias ou mesclar informações de várias fontes na internet, por exemplo.

A quantidade de integrações possíveis é ampla – o IFTTT é compatível com mais de 50 serviços. Essa característica é uma grande vantagem, mas, para alguns usuários, pode tornar a ferramenta complexa demais. É para atender a esse público que os apps “Do” foram desenvolvidos.

O Do Button é um grande botão que, quando acionado, executa até três tarefas sequenciais definidas. A própria IFTTT dá um exemplo: você pode ajustar o ar condicionado para determinada temperatura a partir do Nest, guardar o registro do procedimento no Google Drive e, finalmente, ligar uma lâmpada Hue por meio do app correspondente.

Já o Do Camera realiza até três tarefas relacionadas a fotos, como registrar uma imagem, compartilhá-la no Twitter e guardá-la no Dropbox.

Por fim, o Do Note segue a mesma linha, mas em relação a textos. Dá para guardar um post no Evernote, enviar o conteúdo por email e marcar um lembrete relacionado no Google Calendar, por exemplo.

If Do

Como dá para notar, os três são aplicativos bem simples, mas podem ajudar usuários que realizam sequências curtas de tarefas com alguma regularidade.

Os esforços de simplificação também chegaram ao app principal, mas de uma maneira inesperada: a partir de hoje (19), o IFTTT passa a se chamar apenas IF, um nome muito mais fácil de pronunciar, embora menos marcante.

Você pode baixar todos os mencionados aplicativos nesta página.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados