Android começa a gerar mais dinheiro para desenvolvedores de apps que o iOS

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

O Android é a plataforma móvel mais usada do mundo desde 2011, mas historicamente tem gerado menos receita para os desenvolvedores que o iOS. Isso explica o motivo de alguns aplicativos ainda chegarem primeiro ao iPhone: mesmo com um número de usuários menor, cada usuário da Apple é mais interessante do ponto de vista do lucro. Só que a história está começando a mudar.

O último estudo da Opera Mediaworks, referente ao primeiro trimestre, mostra que o Android foi responsável por 65,17% das impressões de anúncios nos aplicativos e ficou com 45,77% da receita. O iOS, com uma participação bem menor nas visualizações de propagandas (22,34%), pela primeira vez aparece atrás em receita, com 45,44%.

android-ios-apps-receita

Chamou a atenção a baixíssima fatia do Windows Phone na divisão da receita: com 0,09%, a plataforma da Microsoft perdeu até dos veteranos Symbian e BlackBerry. A pesquisa levou em consideração um universo de 850 milhões de usuários de 18 mil aplicativos e sites e pode ser conferida nesta página.

E em relação ao lucro gerado pela venda direta de aplicativos? Nesse caso, a App Store ainda vence o Google Play. Segundo a App Annie, que liberou um estudo em abril, a receita gerada pelos apps de iOS no primeiro trimestre de 2015 foi 70% maior que no Android. Em relação ao terceiro trimestre de 2014, a distância entre iOS e Android até aumentou (antes era 60%), devido ao forte crescimento da Apple na China.

Com informações: Re/code, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados