Durante um discurso para cerca de mil alunos da universidade de Hampton, nos EUA, Barack Obama expressou sua preocupação ao que chama de “obsessão por entretenimento” da atual geração, o que afirma prejudicar na formação de cidadãos conscientes.
De acordo com o presidente, a grande oferta de gadgets e conteúdo que distraem milhões todos os dias pode ser danosa até mesmo para o futuro do país.
“Com iPads, iPod, Xboxes e Playstations – que nenhum de nós sabe exatamente como funciona – a informação se transformou em uma distração, diversão, e não em uma ferramenta de fortalecimento e emancipação”, afirmou. “Tudo isso apenas coloca mais pressões sobre vocês, sobre nosso país e até mesmo sobre nossa democracia”, lembrando que a educação é fundamental neste momento de “mudanças radicais”.
Obama recomendou aos graduandos que procurem informações em “blogs, televisão e programas de rádio” e que a atual geração faça o possível para “servir de modelo para os mais jovens”. “Falando sério, até as idéias mais loucas rapidamente podem ganhar força e se tornarem realidade. Eu mesmo tive experiências com isso”, disse em referência à recente aprovação de um sistema público de saúde no país.