Obama diz que iPad e Xbox são “ameaças à democracia”

João Brunelli Moreno
Por

"Hey, menino, sai desse computador!"

Durante um discurso para cerca de mil alunos da universidade de Hampton, nos EUA, Barack Obama expressou sua preocupação ao que chama de “obsessão por entretenimento” da atual geração, o que afirma prejudicar na formação de cidadãos conscientes.

De acordo com o presidente, a grande oferta de gadgets e conteúdo que distraem milhões todos os dias pode ser danosa até mesmo para o futuro do país.

“Com iPads, iPod, Xboxes e Playstations – que nenhum de nós sabe exatamente como funciona – a informação se transformou em uma distração, diversão, e não em uma ferramenta de fortalecimento e emancipação”, afirmou. “Tudo isso apenas coloca mais pressões sobre vocês, sobre nosso país e até mesmo sobre nossa democracia”, lembrando que a educação é fundamental neste momento de “mudanças radicais”.

Obama recomendou aos graduandos que procurem informações em “blogs, televisão e programas de rádio” e que a atual geração faça o possível para “servir de modelo para os mais jovens”. “Falando sério, até as idéias mais loucas rapidamente podem ganhar força e se tornarem realidade. Eu mesmo tive experiências com isso”, disse em referência à recente aprovação de um sistema público de saúde no país.

Relacionados

Relacionados