Há muitos jogos considerados os “piores videogames da história”:  ET do Atari 2600 (tão ruim de venda que os cartuchos foram jogados num aterro), Superman 64 (um jogo que beira a incompreensibilidade, com péssimos gráficos e gameplay), e Bomberman Act Zero (uma reimaginação mais “sombria” do clássico personagem da Hudson Soft que fez todo mundo coçar a cabeça de tão absurda que era), entre outros.

Entretanto, estes são lugares-comuns em todas as listas que debatem jogos famosos por sua infâmia. Todos já lemos sobre tais jogos à exaustão, e por isso pensei então em falar sobre algo um pouco mais pessoal. Um jogo com o qual eu tenho uma experiência em primeira mão é Home Alone 2 – Lost in New York.

Já debati uma vez aqui nesta coluna os motivos que fazem com que movie tie-ins (ou seja, os games que acompanham lançamentos cinematográficos) normalmente tenham normalmente qualidade deplorável. Para reduzir a um ponto breve, a razão principal é a pressa – na altura do campeonato em que já há detalhes o bastante sobre o filme que os desenvolvedores possam aproveitar para produzir seu jogo de forma fiel, o lançamento nos cinemas já é iminente. E às vezes, mesmo assim ainda não se sabem muitos detalhes sobre a trama da fita, e por isso os jogos de filmes inventam um monte de cenários, personagens e situações que nada têm a ver com a história da película.

É uma estratégia para encher linguiça também, já que um filme só precisa entreter por aproximadamente duas horas, enquanto um jogo precisa ter no mínimo 4 ou 5 vezes essa duração.

Então, Home Alone 2. Como todo moleque dos anos 90, fui assistir ao filme no cinema e fiquei empolgado ao ver essa caixa aí de cima na parede da locadora. E sendo eu uma criança inocente com menos exigências, eu até gostava do jogo.

Sabe quando dizem que alguns jogos/filmes/músicas/qualquer coisa são atemporais, ou que até melhoram com o tempo? Vou te dar um exemplo bem claro disto.

Abaixo, uma imagem do inigualável Super Mario World, lançado em 1990.

E agora, uma imagem de Home Alone 2. Tenha em mente que o jogo foi lançado dois anos após o clássico que você viu ali em cima. Ou seja, espera-se no mínimo que Home Alone 2 seja visualmente mais sofisticado que um jogo antecessor. No entanto…

Veja o quão desleixada é a arte gráfica do jogo. O vilão é composto praticamente só de uma cor (assim como o céu atrás dele), a animação do protagonista ao ser levantado pelos ombros é exatamente a mesma de quando ele está no chão, exceto que alguns pixels acima. O cenário é inexplicavelmente chato.

E isso porque estamos falando apenas dos gráficos. O gameplay do jogo é também uma porcaria, a física é extremamente mal implementada, a animação frequentemente não corresponde com a ação na tela, e os sons do jogo só podem ser descritos como irritantes. Dois jogos lançados para o mesmo console (com dois anos de diferença); enquanto o mais antigo é considerado um dos maiores expoentes do meio, o mais recente parece feito por um time de amadores sem orçamento e usando ferramentas inferiores.

Apesar de gostar de Home Alone 2 na época,  é inegável que o jogo segue o padrão das outras adaptações de filme. Não há nada digno de boas lembranças em relação ao jogo.

Qual foi o pior jogo que você já jogou?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Izzy Nobre

Izzy Nobre

Ex-autor

Israel Nobre trabalhou no Tecnoblog entre 2009 e 2013, na cobertura de jogos, gadgets e demais temas com o time de autores. Tem passagens por outros veículos, mas é conhecido pelo seu canal "Izzy Nobre" no YouTube, criado em 2006 e no qual aborda diversos temas, dentre eles tecnologia, até hoje.

Canal Exclusivo

Relacionados