Horário de verão começa nesse fim de semana

Thássius Veloso
Por

Você está pronto (ou pronta) para perder uma hora da sua vida? Entra em vigor nesse fim de semana o Horário Brasileiro de Verão, uma medida que é adotada já há algumas décadas, mas com a qual nunca nos acostumamos completamente. A partir da zero hora desse domingo (17 de outubro), os relógios deverão ser adiantados em uma hora (ou seja, pular de 00h00 para 01h00).

O Horário de Verão entra em vigor nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Sim, sim… A galera do Norte e do Nordeste fica de fora dessa. E nem preciso dizer que no Acre não tem essa mudança, porque… Bem, o Acre não existe. 😛

Os principais sistemas operacionais já possuem uma forma de atualizar automaticamente o relógio para o Horário de Verão. No Windows, a recomendação da Microsoft é que seus usuários baixem o hotfix KB2158563 e instalem no computador. Só não esqueça de colocar a sua localização corretamente no mapa que o relógio do Windows oferece, senão corre o risco de não atualizar (quando deveria atualizar) ou justamente de atualizar (quando não era para atualizar).

O Mac OS também oferece a atualização automática, desde que o Fuso Horário do sistema esteja ajustado para o Horário de Brasília. Clique no horário próximo da Spotlight, vá nas Preferências de Data e Hora e habilite veja se está tudo nos conformes.

Iniciado nesse domingo, o Horário de Verão vale até 20 de fevereiro de 2011.

Com informações: iG/Último Segundo.