Os servidores da Gawker Media foram invadidos no último fim de semana, trazendo dor de cabeça para milhares de usuários que mantinham cadastro por lá (e para os técnicos da Gawker, que trabalham freneticamente para tentar consertar o estrago). Mais de 200 mil usuários foram expostos durante a ação hacker, que aparentemente teve origem no mesmo site que promoveu o ataque aos servidores do Mastercard e do Visa.

Como essas informações – obviamente – foram parar na rede, não é de espantar que já tenham contabilizado quais são as senhas mais usadas nos serviços da Gawker. Contrariando todas recomendações de segurança, os comentaristas de blogs como Gizmodo e Lifehacker são adeptos das combinações mais fracas que existem atualmente. Para você ter uma noção, a senha “123456” é a mais usada pelos internautas que acessam a rede de blogs.

Sua senha, por favor

Confira abaixo a lista completa das 10 senhas mais comumente registradas na Gawker Media (de acordo com os dados de quase 190 mil usuários).

  1. 123456
  2. password
  3. 12345678
  4. lifehack
  5. qwerty
  6. abc123
  7. 111111
  8. monkey
  9. consumer
  10. 12345

É perturbador descobrir que uma rede com blogs voltados para técnicos e pessoas entendidas de informática apresente senhas tão fracas. “123456” é provavelmente a primeira tentativa de um hacker que tenta brute force para roubar uma conta. E mesmo assim aparece em primeiro lugar na listagem, com direito a “12345” e “12345678” também aparecerem entre as mais usadas.

Já “qwerty” mostra a preguiça de digitar a senha, já que é apenas uma sequência de teclas que o teclado americano (e o brasileiro) apresenta. O mesmo vale para “password” (senha em inglês) e “consumer” (cliente em inglês), que são senhas tão óbvias que dão até pena dos usuários que as registraram.

Seria bom que Gawker Media aproveitasse a própria falha de segurança para fazer uma campanha maciça de conscientização do uso de senhas seguras. Pelo visto os posts que são publicados em alguns dos blogs da rede não são suficientes, vide as senhas que vazaram.

Com informações: Huffington Post. Imagem: flickr Josh Smith.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados