HTC Desire A começa a ser vendido por R$ 899
Smartphone com câmera de 5 megapixels roda Google Android 2.1.
Smartphone com câmera de 5 megapixels roda Google Android 2.1.
A HTC Brasil anunciou nessa semana a chegada de mais um smartphone mid-end no mercado brasileiro. Com uma defasagem de cerca de um ano frente à data de lançamento no exterior, o HTC Desire A é mais um aparelho rodando sistema do Android por um valor mais em conta que aquele dos supersmartphones (leia-se: Motorola Atrix, Samsung Galaxy S e iPhone 4).
De acordo com a empresa, o principal recurso do HTC Desire A é o acesso facilitado às mídias sociais. O smartphone vem de fábrica abastecido com aplicativos para Twitter, Facebook, Flickr, YouTube e Friend Stream (que exibe uma timeline das atualizações dos amigos nas variadas redes). Curiosamente, não tem nem sinal de acesso facilitado ao Orkut no smartphone.
Como já poderíamos esperar, o Desire A — não confundir com o HTC Desire, aparelho top da empresa que por enquanto só é vendido lá fora — conta com a interface HTC Sense. O Android em questão é o 2.1 (Ecclair), que já está um tanto quanto defasado. A HTC Brasil informa que não há qualquer intenção de liberar atualizações da plataforma do Google para esse aparelho.
No que diz respeito a hardware, temos especificações de um aparelho mais simples: processador de apenas um núcleo com 528 MHz de clock; memória RAM de 512 MB; visor de 3,2″ com resolução QVGA de 240×320 pixels. A câmera fotográfica do aparelho tem 5 megapixels de resolução, com direito a captura de vídeo em 3GP.
O HTC Desire A funciona em redes 3G dual-band e GSM quad-band. Também conta com Wi-Fi 802.11 b/g.
Em comunicado, a HTC Brasil informa que a venda do HTC Desire A será feita somente pelo site Superfones, com preço sugerido de R$ 899. A empresa não tem intenção de liberar a venda desse aparelho nas operadoras, o que normalmente garante algum desconto no preço final graças à fidelidade.
Atualização às 19h46 | Alguns leitores alertaram nos comentários para o fato do HTC Desire A estar à venda no Brasil faz pelo menos 1 mês. A empresa me confirmou que o produto está sendo vendido faz algumas semanas, mas que o seu lançamento oficial só aconteceu agora.