O que é Android? Conheça a história do sistema operacional móvel mais popular do mundo
O sistema Android iniciou em 2003 com a startup Android Inc., mais tarde adquirida pelo Google, e teve a primeira versão comercial lançada apenas em 2008
O sistema Android iniciou em 2003 com a startup Android Inc., mais tarde adquirida pelo Google, e teve a primeira versão comercial lançada apenas em 2008
O sistema operacional Android é um software de código aberto baseado em Linux. A plataforma projetada para dispositivos móveis tem a função de gerenciar os recursos de hardware e software, permitindo que os usuários interajam com aplicativos e funções.
No primeiro trimestre de 2025, dados do Statista indicaram que mais de 70% dos celulares no mundo executam o Android. Essa popularidade está relacionada à sua flexibilidade, a presença em uma grande variedade de dispositivos e a ampla gama de aplicativos na Google Play Store.
A seguir, entenda melhor o que é Android, sua história, versões e outras curiosidades.
O Android é um sistema operacional móvel de código aberto desenvolvido pelo Google, construído sobre o kernel Linux. Inicialmente pensada para celulares e tablets, a plataforma se expandiu para smartwatches, smart tvs, aparelhos da Internet das Coisas e outros dispositivos.
Basicamente, o Android serve como a base de software que possibilita a interação entre o usuário e o hardware do dispositivo. Ele permite acessar aplicativos, serviços e funções, tornando o aparelho útil para diversas tarefas.
Android, ou “Androide” em português, é o termo usado para se referir a robôs humanoides. Em geral, seres movidos por inteligência artificial capazes de realizar ações iguais seres humanos.
Curiosamente, o significado de Android está relacionado ao apelido do criador do sistema operacional: Andy Rubin. O cientista de computação estadunidense recebeu esse apelido devido à sua paixão por robôs quando trabalhava na Apple em 1989.
A história do Android tem início em 2003, com a fundação da startup Android Inc. A empresa inicialmente atuava no desenvolvimento de sistemas operacionais para câmeras digitais, mas optou por criar uma plataforma de código aberto para dispositivos móveis.
Em 2005, o Google adquiriu a Android Inc. como um movimento estratégico para entrar no mercado de smartphones com um sistema operacional próprio. Em novembro de 2007, a big tech anunciou o Android como uma solução de software com padrões abertos visando inovar a indústria móvel.
O Android 1.0, primeira versão comercial do SO, foi lançado juntamente com o smartphone HTC Dream – ou T-Mobile G1 – em setembro de 2008. O dispositivo combinava uma tela touchscreen com um teclado físico e trazia os serviços essenciais do Google, como Gmail, Maps e YouTube.
Desde a estreia, a história do Android é marcada pela evolução constante a cada nova versão. Além disso, as parcerias do Google com grandes fabricantes de celulares, como Samsung e Motorola, ajudaram a expandir a presença global do sistema operacional e estar presente em mais de 70% dos dispositivos móveis no mercado mundial.
O sistema Android foi criado por um grupo de programadores liderado por Andy Rubin. Embora o título de “criador do Android” seja frequentemente associado a Rubin, o projeto teve a importante participação dos cofundadores da Android Inc.: Rich Miner, Nick Sears e Chris White.
O desenvolvimento do sistema Android teve início em abril de 2004. Neste período, a equipe da Android Inc. optou em focar na criação de um software de código aberto voltado para dispositivos móveis.
Embora a criação conceitual e o desenvolvimento inicial tenham ocorrido em 2004, a primeira versão beta pública do Android foi revelada somente em novembro de 2007. Cerca de um ano mais tarde, em setembro de 2008, o sistema operacional foi lançado oficialmente.
A evolução do Android, desde sua primeira versão em 2008, é marcada por atualizações anuais com nomes de doces. Confira a linha do tempo:
O Android se tornou popular por volta de 2012 devido ao lançamento de diversos smartphones acessíveis com o sistema operacional. A estreia do Android 4.1 Jelly Bean com novas funções, como o assistente Google Now, também ajudou a atrair um público mais amplo e a ultrapassar o rival iOS da Apple em números de participação de mercado.
Há alguns pontos que ajudaram o Android a se tornar popular. Os principais são:
Sim, dados do Statista indicam que o Android foi o sistema operacional usado por 71,88% dos aparelhos móveis em todo o mundo no primeiro trimestre de 2025. Segundo os analistas, a plataforma é a mais usada no mundo por estar disponível em uma ampla variedade de dispositivos de marcas que atingem públicos de diferentes orçamentos e necessidades.
As variações de Android existentes são principalmente personalizações desenvolvidas pelas fabricantes de celulares, também conhecidas como ROMs (Read-Only Memory) customizadas. Algumas das principais são:
Estes são os principais sistemas operacionais concorrentes do Android:
O Android puro, também conhecido como Android Stock, representa a versão original do sistema operacional desenvolvido pelo Google. Sem modificações feitas por fabricantes, ele entrega uma abordagem minimalista com interface limpa e intuitiva, foco em desempenho ágil e em atualizações de softwares rápidas.
O One UI é a interface de usuário personalizada baseada no Android criada pela Samsung para celulares e tablets Galaxy. Em destaque, a plataforma oferece um visual próprio com mais opção de personalização combinados com aplicativos proprietários e funções exclusivas.
O Android é um sistema operacional de código aberto desenvolvido pelo Google, disponível em celulares de diferentes marcas. Sua principal característica reside na alta capacidade de personalização, oferecendo aos usuários inúmeras opções de configuração e integração nativa com os serviços Google.
O iOS é um sistema operacional proprietário da Apple, exclusivo para iPhones. A plataforma se destaca pela combinação de uma interface de usuário intuitiva com foco em segurança e privacidade, além da integração com outros dispositivos e serviços do ecossistema Apple.
Sim, o Android é um sistema operacional de código aberto baseado no kernel Linux. Isso significa que o código-fonte da plataforma está disponível para desenvolvedores, permitindo que o personalizem para atender às necessidades específicas.
A característica de código aberto é um dos pilares do sucesso do Android, ampliando sua adoção em diferentes dispositivos. Assim como ocorre com o kaiOS, a abertura permite que empresas e comunidades criem suas próprias versões e aumente a inovação em diversos segmentos.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
{% endif %}