Uma pesquisa realizada com 3 mil britânicos revelou que 75% deles acreditam que comprar música atualmente é algo caro. Até aí, nenhuma novidade. Curioso é que 63% dos pesquisados disseram que comprariam sim música online se o custo fosse inferior.

A pirataria é presente principalmente entre os homens: 42% deles admitiram baixar música ilegalmente, contra 29% das mulheres. Cabe lembrar que ninguém foi checar o computadores dessas pessoas para saber se falavam a verdade, então aqui fica o meu palpite: os números devem ser ainda maiores.

Vender música online a preços mais acessíveis poderia ser uma alternativa à indústria musical que vive lutando contra os compartilhadores de arquivos. Dados da pesquisa indicam que os britânicos gastam ao longo da vida cerca de 10 mil libras em música, considerando-se downloads, CDs, shows e outros serviços relacionados, o equivalente a R$ 28 mil. Um bom dinheiro de que as gravadoras não podem abrir mão.

Desperdício também pode ser um problema. Os britânicos admitiram que não escutaram a 5% das músicas adquiridas. Mal comparando, podemos dizer que nos (bons?) tempos do CD, bastaria vender o disco para recuperar o investimento. Já em tempos de internet… Que eu saiba a iTunes não permite devolver uma canção.

A pesquisa também mostrou que os CDs ainda compõem a maior parte da biblioteca musical dos britânicos: os discos são responsáveis por 63% das músicas, enquanto que os downloads figuram em segundo lugar com 27%. [Guardian]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados