Nem só de Sony vivem os hackers deste mundo. Quando não estão tirando a PSN do ar — ou outros sites e serviços da gigante japonesa —, eles miram em alvos maiores. O dessa semana foi o Fundo Monetário Internacional, de acordo com informações prestadas no domingo (12). A entidade, que gerencia bilhões e bilhões de dólares, sofreu um ataque a seus computadores e sua rede interna.

FMI

Embora o FMI só tenha admitido agora que hackers estava à procura de “informações privilegiadas”, um memorando do CEO da entidade datado de 8 de junho (quarta-feira) já falava no ataque. “Até o momento, não temos razões para acreditar que qualquer informação pessoal foi buscada para motivos de fraude”, escreveu Jonathan Palmer.

De acordo com o New York Times, esse tipo de ataque estaria acontecendo faz meses. O FMI não confirma a informação do jornal.

Jeff Moss, hacker que criou a conferência Black Hat e que diz trabalhar no Departamento de Segurança Nacional americano, acredita que o ataque foi conduzido em nome de um país para roubar dados importantes sobre as estratégias do FMI ou comprometer a imagem da entidade na comunidade internacional (e financeira).

Para agilizar as investigações, o FBI vem ajudando os técnicos do Fundo Monetário Internacional desde sábado (11).

O FMI é uma organização composta por 187 países. Sua missão é “ajudar a garantir a estabilidade no sistema internacional”. Para isso, a entidade oferece assistência técnica e principalmente empresta dinheiro para economias em frangalhos (o Brasil bem sabe disso). Imagine quais informações confidenciais podem ser encontradas nos computadores do FMI.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados