Do Google Docs para o Box.net sem escalas

Thássius Veloso
Por

O Google Docs ainda hoje é possivelmente o melhor serviço de edição de documentos com colaboração em tempo real já inventado. O Google está de parabéns quanto a isso. O serviço é tão bom que, desde essa quarta-feira, está integrado ao Box (antigamente conhecido como Box.net). Mais uma vez a interoperabilidade dá as caras na grande rede, para alegria nossa.

Box.net lista arquivos do Google Docs

Ao acessar o painel de controle do Box, os clientes — até há planos gratuitos, mas a grande verdade é que o serviço serve mesmo empresas — terão à sua disposição uma de ferramentas com a opção de criar documentos do Google Docs. Texto ou planilha, o usuário escolhe.

O Box abre uma nova janela com a edição do documento, que pode ser feita por várias pessoas simultaneamente — veja no vídeo abaixo. Cada um mexe onde quer, faz seus ajustes e sai da janela. Ao voltar para o painel de controle, lá está o arquivo, com direito à adição de comentários na própria plataforma do Box, bem como compartilhamento com os demais funcionários.

Basicamente, a equipe do Box pegou um web app que já existe e o adicionou ao seu pacote de serviços. Mais do que um link para criar documentos no serviço do Google, ambos estão integrados de forma única.

“Nós acreditamos que a combinação da edição colaborativa do Google Docs com o gerenciamento de conteúdo do Box vai transformar o modo como as pessoas trabalham”, escreveu o CEO do Box.net, Aaron Levie. Com o Box sendo usado em sete de cada dez das maiores empresas americanas, é provável que ele esteja certo.

Queria ver esse tipo de integração em mais plataformas. Por exemplo, no iCloud. Seria bacana ter os arquivos salvos na nuvem da Apple, mas poder editá-los no Google Docs (o que, inclusive, eliminaria a necessidade de instalar o iWork ou o Office no Mac). Vamos sonhando, vamos…

Relacionados

Relacionados