Início / Notícias / Internet /

BayFiles: site de envio de arquivos dos mesmos criadores do Pirate Bay

Por

Compartilhai o conteúdo. Essa é a filosofia por trás do Pirate Bay, possivelmente o maior tracker de Torrent disponível no mundo. Dos mesmos criadores entra no ar hoje o BayFiles, uma espécie de central de upload de arquivos livre para que qualquer um possa usar. Com apenas um clique dá para subir um documento para os servidores dos caras e imediatamente compartilhar o link com os amigos (e agregados).

Aguadar 15 segundos antes de começar o download

O funcionamento do BayFiles é bastante similar com o dos usuais suspeitos quando é preciso subir um arquivo para algum servidor. Depois de enviar o arquivo, o sistema gera um link para ser compartilhado — no BayFiles também tem um link para remover o arquivos dos servidores. Bem prático.

Na hora de baixar os arquivos, continua valendo a antiga regra de sites de download de forçar os internautas a esperarem um tempo antes do download ser iniciado. Por aqui, tive que esperar 15 segundos para que um documento de Microsoft Word com bem menos de 1 MB fosse liberado. E se você está pensando que o download começa imediatamente após esse período de espera, está enganado: também é necessário passar pelo captcha do BayFiles, que adota a tecnologia do ReCaptcha.

O BayFiles tem entre seus criadores os mesmos caras que fundaram o Pirate Bay, mas a semelhança termina por aqui. Por exemplo, há agentes cadastrados no BayFiles para cumprir notificações do tipo DMCA, para retirar conteúdo sob direitos autorais do ar. O Pirate Bay sempre lutou contra esse tipo de coisa, como você bem sabe. E os termos de serviço do BayFiles deixa bem claro que ali não é lugar para pirataria.

Links para compartilhar o arquivo enviado

Existem três categorias de usuários do BayFiles: os sem cadastro, os com cadastro e os assinantes premium. Na primeira categoria há limite de tamanho de arquivo fixado em 250 MB. Para usuários cadastrados esse limite sobe para 500 MB. Os assinantes premium ficam com situação ainda melhor porque o limite salta para 5 GB.

O BayFiles não limita a quantidade de uploads feitos pelos usuários. Podem ser quantos você quiser e tiver paciência de enviar.

A chegada do serviço é bem-vinda porque dá mais opção, além dos tradicionais RapidShare, Megaupload, 4Shared e similares. Felizmente os inventores do BayFiles tiveram a noção na hora de fazer uma interface simples e agradável de usar, coisa que alguns concorrentes com participação de mercado notável não oferecem.