No começo de janeiro o Facebook começou a testar a funcionalidade de ligações entre seus usuários por meio do seu aplicativo Facebook Messenger, disponível para Android e iOS. Essa opção estava disponível para um grupo pequeno de usuários, e todos no Canadá ou nos EUA. Hoje o Facebook ativou as ligações gratuitas para usuários do Brasil.

Ligação gratuita no Facebook: operadoras, tremei?
Ligação gratuita no Facebook: operadoras, tremei?

A informação é de Thiago Hirai, Engenheiro de Software do Facebook que ajudou a desenvolver essa funcionalidade. Segundo um post no seu perfil no site, essa opção foi ativada hoje e está disponível para 95% dos usuários dos aplicativos do Facebook no Brasil.

Para fazer ligações basta selecionar um contato na lista no Facebook Messenger, tocar no ícone ‘i’ no canto superior direito do perfil e selecionar a opção “Free Call”. Essa opção só estará ativa se ambos os usuários tiverem a versão mais recente do Facebook Messenger para iOS ou Android.

Testei a ligação gratuita com alguns amigos e a qualidade de áudio é comparável com a de uma ligação comum pela rede GSM. No caso do aplicativo do iOS, o aviso de ligação recebida é uma notificação comum, como do Skype, e ele age da mesma maneira quando está em segundo plano, exibindo uma barra vermelha na parte superior da tela. O aplicativo permite fazer ligações tanto via WiFi quanto por conexão 3G.

Já faz algum tempo que o Facebook permite ligações de vídeo entre seus usuários pela versão desktop do site, com uma ajudinha do Skype em termos de conexão. Mas é a primeira vez que a opção de ligação de voz gratuita pelo Facebook Messenger está disponível para membros brasileiros da rede social.

Quem quiser testar, pode baixar o Facebook Messenger na iTunes App Store ou no Google Play.

Atualização às 22:40 | Um grupo de usuários relatou que é necessário ter um número de celular cadastrado no perfil do Facebook para que a opção apareça. Enviei uma mensagem à assessoria da Facebook com essa questão e atualizarei o post quando receber uma resposta.

Dica do leitor Luiz Henrique.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados