Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Facebook ativa ligações gratuitas pelo Messenger no Brasil

Ligações podem ser feitas via 3G ou WiFi.

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

No começo de janeiro o Facebook começou a testar a funcionalidade de ligações entre seus usuários por meio do seu aplicativo Facebook Messenger, disponível para Android e iOS. Essa opção estava disponível para um grupo pequeno de usuários, e todos no Canadá ou nos EUA. Hoje o Facebook ativou as ligações gratuitas para usuários do Brasil.

Ligação gratuita no Facebook: operadoras, tremei?

Ligação gratuita no Facebook: operadoras, tremei?

A informação é de Thiago Hirai, Engenheiro de Software do Facebook que ajudou a desenvolver essa funcionalidade. Segundo um post no seu perfil no site, essa opção foi ativada hoje e está disponível para 95% dos usuários dos aplicativos do Facebook no Brasil.

Para fazer ligações basta selecionar um contato na lista no Facebook Messenger, tocar no ícone ‘i’ no canto superior direito do perfil e selecionar a opção “Free Call”. Essa opção só estará ativa se ambos os usuários tiverem a versão mais recente do Facebook Messenger para iOS ou Android.

Testei a ligação gratuita com alguns amigos e a qualidade de áudio é comparável com a de uma ligação comum pela rede GSM. No caso do aplicativo do iOS, o aviso de ligação recebida é uma notificação comum, como do Skype, e ele age da mesma maneira quando está em segundo plano, exibindo uma barra vermelha na parte superior da tela. O aplicativo permite fazer ligações tanto via WiFi quanto por conexão 3G.

Já faz algum tempo que o Facebook permite ligações de vídeo entre seus usuários pela versão desktop do site, com uma ajudinha do Skype em termos de conexão. Mas é a primeira vez que a opção de ligação de voz gratuita pelo Facebook Messenger está disponível para membros brasileiros da rede social.

Quem quiser testar, pode baixar o Facebook Messenger na iTunes App Store ou no Google Play.

Atualização às 22:40 | Um grupo de usuários relatou que é necessário ter um número de celular cadastrado no perfil do Facebook para que a opção apareça. Enviei uma mensagem à assessoria da Facebook com essa questão e atualizarei o post quando receber uma resposta.

Dica do leitor Luiz Henrique.