Faz quase cinco meses que a Sony anunciou a venda da divisão de computadores Vaio para um grupo de investimentos japonês. Nesta terça-feira (1º), foram lançados os primeiros notebooks da Vaio como uma pequena fabricante independente, sem a marca da Sony. Mas, para quem já conhecia os antigos computadores da Sony, Vaio Pro e Vaio Fit são bem familiares (e não apenas no design).

O Vaio Pro, disponível em versões de 11 e 13 polegadas, é o mesmo Sony Vaio Pro que chegou ao Brasil no ano passado, um ultrabook com touchscreen absurdamente leve: a versão de 13 polegadas, vendida por 6.999 reais, pesa só 1,06 kg. O Vaio Fit de 15,5 polegadas também não traz nenhuma grande diferença em relação ao notebook com a marca da Sony; é uma máquina significativamente mais barata, voltada para as massas.

Vaio Pro, agora sem a marca da Sony (e disponível apenas no Japão)
Vaio Pro, agora sem a marca da Sony (e disponível apenas no Japão)
Vaio Fit é o notebook mais barato (no Brasil, o modelo da Sony custa cerca de 2.000 reais)
Vaio Fit é o notebook mais barato (no Brasil, o modelo da Sony custa cerca de 2.000 reais)

Portanto, ainda não sabemos exatamente como serão os computadores de verdade da Vaio; nós devemos descobrir mais nos próximos meses. Mas já sabemos como a fabricante Vaio será: uma empresa bem pequena, com apenas 240 funcionários, que vai focar seus esforços em tentar fazer sucesso no Japão. Por enquanto, a nova Vaio não planeja vender seus PCs em outros países.

Os novos notebooks Vaio Pro e Vaio Fit já estão disponíveis na loja online japonesa da Sony. Vale lembrar que, mesmo tendo vendido a divisão de PCs, a Sony ainda mantém uma pequena participação de 5% no negócio da Vaio. No terceiro trimestre de 2013, de acordo com a IDC, a Sony era responsável por apenas 1,9% das vendas de PCs, bem abaixo das líderes Lenovo e HP, com quase 20% cada.

Com informações: The Inquirer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados