Uma olhada nos primeiros notebooks da Vaio no Brasil

Vaio Fit 15F, Vaio Pro 13G e Vaio Z: a volta da fabricante premium de PCs, agora sem o comando da Sony

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 mês
vaio-logo

Os primeiros notebooks da Vaio, agora como uma empresa separada da Sony, estão chegando ao Brasil. Serão três modelos: o Vaio Fit 15F, um notebook de 15,6 polegadas que começará a ser vendido na sexta-feira (16), e os topos de linha Vaio Pro 13G e Vaio Z, que darão as caras em 2016. O que a nova Vaio tem a oferecer no Brasil? Por enquanto, pouca coisa.

Vaio Fit 15F

vaio-15f

O Vaio Fit 15F tem preço sugerido entre R$ 2,7 e 5 mil, dependendo da configuração de hardware. Todas as versões possuem processadores Intel Core i3, i5 ou i7 de quinta geração (Broadwell), 1 TB de disco rígido e 4 ou 8 GB de RAM. É uma máquina aparentemente bem acabada, com teclado em português, que será montada no Brasil pela Positivo e… bom, é isso.

A ideia é repetir o que a Vaio foi no passado: uma marca de notebooks premium, que cobra um preço igualmente premium, assim como a Apple, mas voltada para quem gosta de Windows. O problema é que o Vaio Fit 15F fica muito distante de um notebook premium — não traz nada além do que Dell, Lenovo ou HP já oferecem, por exemplo, e ainda custa mais caro que as alternativas por causa da boa imagem da marca Vaio.

vaio-fit-15f
vaio-fit-15f-2

Ele é um notebook “comum”. O teclado é ok, mas não tem retroiluminação (será que isso encarece tanto assim um notebook?). A tela de 15,6 polegadas passa a mesma impressão ruim dos outros notebooks: um painel com ângulo de visão limitado e resolução baixa, de 1366×768 pixels. Em pleno ano de 2015, praticamente todas as fabricantes de notebooks no Brasil continuam insistindo em telas medíocres nas máquinas com preços não proibitivos, e não é a Vaio que está querendo mudar isso.

Além disso, o computador conta com HD de 1 TB de 5.400 RPM (nada de SSD ou cache em memória flash), GPU integrada Intel HD Graphics 5500, gravador de DVD, bateria de 4 células e Windows 10. O Vaio Fit 15F pesa 2,22 kg e tem 26 mm de espessura. Para não dizer que não há nenhum diferencial, ele conta com alto-falantes duplos de 2W com subwoofer.

Vaio Pro 13G e Vaio Z

Vaio Pro 13G (à esquerda) e Vaio Z (à direita)
Vaio Pro 13G (à esquerda) e Vaio Z (à direita)

A coisa muda de figura nos topos de linha, onde a Vaio mostra por que ainda sobrevive. Vaio Pro 13G e Vaio Z chegam às lojas brasileiras apenas em 2016 e ainda não tiveram os preços revelados. Claro que esses notebooks serão bem caros, já que a Vaio sempre se posicionou assim, e o dólar alto também não colabora. Só que, diferente do Vaio Fit 15F, eles tentam acrescentar algo no mercado.

vaio-pro-13g

O Vaio Pro 13G tenta conquistar quem cogita comprar um MacBook Air. Ele possui tudo o que uma máquina dita “premium” tem direito, como um corpo de liga de magnésio bem acabado e levíssimo (1,03 kg), um teclado retroiluminado (que na unidade de demonstração ainda tinha layout em japonês) e SSD.

Dois bônus: uma tela de alta resolução (13,3 polegadas e 1920×1080 pixels) e tudo quanto é conexão, incluindo Ethernet e até VGA (!) porque, segundo a Vaio, muitos ainda usam esse tipo de saída de vídeo e não querem depender de adaptadores.

vaio-pro-13g-2
Como os japoneses lidam com uma barra de espaço tão pequena?
Como os japoneses lidam com uma barra de espaço tão pequena?
vaio-pro-13g-teclado

Curiosamente, quando a tela é levantada, a base também se levanta, deixando o teclado levemente inclinado. Segundo a Vaio, esse detalhe diminui a “sensação de desconforto ao digitar em longos períodos de tempo”, mas só testando na prática para descobrir.

Já o Vaio Z é um híbrido com design peculiar: a tela é suportada por uma dobradiça no centro do display, como você pode ver abaixo.

vaio-z

Ele se transforma em tablet com direito a uma tela sensível ao toque de 13,3 polegadas (2560×1440 pixels) e até caneta stylus. Por dentro, há um SSD com entrada PCI-Express e uma bateria que, segundo a Vaio, dura até 15 horas, graças à eficiência dos chips Broadwell. Ele pesa 1,34 kg e tem um acabamento que passa ótima impressão, feito de uma mistura de carbono e alumínio.

Positivo? Como assim?

Durante o evento de lançamento em São Paulo, na tarde desta quinta-feira (15), Positivo e Vaio esclareceram a relação entre as duas empresas. Como você já sabe, a Positivo será a responsável por montar os notebooks da fabricante japonesa no Brasil. Mas não apenas isso: na verdade, a Positivo é praticamente uma “Vaio do Brasil”. É a Positivo que tomará conta do marketing, das vendas e da assistência técnica da Vaio no país.

Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Informática, explica que houve contatos com as assistências técnicas e a Sony para evitar confusões nos consumidores. Para quem comprou um notebook Vaio vendido pela Sony, nada muda: a assistência continuará sendo feita pela Sony. Nos computadores novos, o suporte técnico ficará a cargo da Positivo. As máquinas têm garantia de um ano.

vaio-positivo

O projeto e engenharia dos notebooks são feitos pelos japoneses da Vaio, portanto, as máquinas que você verá por aqui serão basicamente as mesmas vendidas em outros países. Por enquanto, a Vaio opera apenas no Japão, Estados Unidos e Brasil. Como a Positivo também controla uma fábrica na Argentina, pode ser que a Vaio chegue aos hermanos em breve — segundo Rotenberg, os engenheiros da Vaio já estiveram por lá e “gostaram do que viram”.

A proposta é interessante. A Vaio diz com todas as letras que pretende ser uma “alternativa à Apple”. O mercado de notebooks premium tem crescido no Brasil, apesar do setor como um todo estar despencando em vendas. E é fato que precisamos de uma renovação nos notebooks pouco inspirados que temos atualmente — embora o Vaio Fit 15F seja apenas mais do mesmo, o Vaio Pro 13G e o Vaio Z mostram que a Vaio consegue, sim, desenvolver produtos interessantes.

De quebra, a Positivo, maior fabricante nacional de computadores, passa a atingir um público que, até então, estava totalmente fora do escopo da empresa, sempre voltada para um segmento mais popular.

Curioso para ver os próximos capítulos.

Receba mais sobre VAIO na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados