Dispositivo de US$ 99 dá poderes multitoque à tela ao MacBook Air

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas

A Apple se recusa a lançar laptops com touchscreen, mas quem estiver determinado a tocar na tela do MacBook tem uma alternativa. A AirBar foi demonstrada inicialmente na feira CES, e esteve esta semana no evento SXSW (South by Southwest) para exibir seu novo truque: multitoque.

O dispositivo foi pensado para o MacBook Air de 13,3 polegadas e não requer drivers para funcionar. O processo de instalação envolve colocar dois ímãs no laptop, prender a AirBar neles, e conectá-la a uma porta USB. Feito isso, a barra emite um campo de luz sobre a tela para detectar seus toques e gestos.

Segundo o Engadget, o protótipo exibido na SXSW ganhou suporte a multitoque, então agora é possível fazer pinch to zoom, ou girar imagens com dois dedos. Além disso, a AirBar detecta quando você quer rolar uma página: basta arrastar o dedo para cima e para baixo, tal como em uma touchscreen. Também é possível tocar e segurar ícones no Launchpad para reorganizá-los e adicioná-los a pastas.

A empresa diz que você pode usar um objeto físico para interagir com a tela, como uma caneta ou um pincel. Claro, só não espere um alto grau de precisão, já que não se trata de uma touchscreen de fato.

Existe um modelo da AirBar para laptops com Windows e tela de 15,6 polegadas; e a empresa cogita expandir a linha com mais tamanhos para mais modelos de computador.

O dispositivo é meio estranho e volumoso; você precisa removê-lo para fechar completamente o laptop. Será que há tantos interessados em adicionar recursos touch ao MacBook? Veremos quando a AirBar for lançada em abril por US$ 99, em varejistas como na Amazon, Best Buy e Walmart.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados