iOS 11 recebe atalho para desativar Touch ID e ligar para a polícia

Felipe Ventura
Por

O iOS 11 está previsto para ser lançado em setembro, e vem recebendo novos recursos em seu período de testes, como dedurar apps que acessam sua localização em segundo plano. Desta vez, ele ganhou uma maneira fácil de desabilitar rapidamente o Touch ID e ligar para a polícia.

Para quem está no beta público do iOS 11, basta pressionar o botão liga/desliga cinco vezes, e o Touch ID será temporariamente desativado até que você digite o código de acesso. Além disso, surgirá um botão SOS deslizante na tela para chamar a polícia.

https://twitter.com/alt_kia/status/898067522234097664

Este atalho é útil caso você seja abordado por um ladrão — é possível chamar as autoridades sem tirar o iPhone da bolsa, por exemplo.

Além disso, a ideia aqui é dificultar que você seja coagido a desbloquear seu iPhone ou iPad. Nos EUA, a polícia não pode obrigar você a digitar o PIN, por ser algo protegido pela Quinta Emenda à constituição — ela prevê o direito de não produzir provas contra si mesmo.

No entanto, você pode ser obrigado a fazer o desbloqueio com a digital: alguns juízes entendem que isso é como oferecer uma amostra de DNA ou uma chave física, algo que a polícia tem o direito de exigir.

Acredita-se que este novo recurso do iOS 11 também deve desativar temporariamente o desbloqueio facial que virá nos próximos iPhones. Eles estão previstos para setembro.

Com informações: The Verge, SlashGear.

Relacionados

Relacionados